ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Educação transforma 11 sábados em letivos, mas só três com aulas

Michel Faustino | 06/02/2015 11:04
Escola Estadual Hércules Maymome terá aulas aos sábados (Foto: Marcelo Calazans)
Escola Estadual Hércules Maymome terá aulas aos sábados (Foto: Marcelo Calazans)

O atraso no início do ano letivo na rede estadual de ensino, que deveria começar no dia 09, vai exigir que os alunos reponham as aulas em três sábados: 21 de fevereiro, 28 de março e 27 de junho. Com o adiamento, mais nove sábados foram acrescidos para completar os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes da Educação.

Conforme divulgado nesta sexta-feira (06) no DOE (Diário Oficial do Estado) o calendário terá a duração de 207 dias, sendo : 200 dias letivos; dois dias de jornada pedagógica (12 e 13 de fevereiro), além de cinco dias destinados à exames finais.

Segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação) os períodos de formação continuada, planejamento e conselho de classes foram transferidos para os sábados para evitar que os alunos fossem prejudicados. Inicialmente foi cogitado a hipótese da necessidade das aulas serem repostas em oito sábados.

Tendo em vista que, o cronograma, que previa o retorno dos alunos a partir de 9 de fevereiro nos municípios do interior do Estado, já contabilizava aulas em três sábados: 25 de abril, 30 de maio e 27 de junho. E com o adiamento mais oito sábados deverão ser acrescentados para completar os 200 dias letivos.

A transferência do início do ano escolar, que começa no 19 de fevereiro, foi acatada pelo governo do Estado a pedido da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). As justificativas foram economia com transporte escolar, professores contratados e conclusão da reforma das escolas.

Dos 78 municípios do Estado, apenas Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, decidiu manter para dia 9 o início do ano letivo na rede municipal. Segundo o prefeito Murilo Zauith, o objetivo é não prejudicar o calendário que já estava programado. Já as escolas da rede estadual do município seguem o calendário da secretaria de Educação do Estado.

Nos siga no Google Notícias