ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Eleição dos bancários é marcada por tumulto em Campo Grande

Aline dos Santos | 17/03/2011 10:50
Sindicato faz eleição hoje e amanhã para eleger novo presidente. (Foto: Simão Nogueira)
Sindicato faz eleição hoje e amanhã para eleger novo presidente. (Foto: Simão Nogueira)

Com duração de dois dias, a eleição para presidente do Sindicato dos Bancários começou hoje com tumulto em Campo Grande. A disputa entre as chapas se acirrou logo cedo.

Por volta das 5h30, quando as urnas seriam despachadas para o interior, houve confusão na sede da entidade, localizada na Barão do Rio Branco. Concorrem à eleição o atual presidente José Aparecido Clementino Pereira (chapa 1) e a secretária geral do sindicato, Iaci Azamor Torres (chapa 2).

Na versão de José Clementino, as agressões, primeiro verbal e depois física, partiram da chapa 2, reforçada por representantes de outros sindicatos. “Eram cerca de 50 pessoas. Eles vieram para bater mesmo”, afirma.

De acordo com ele, uma pessoa que levaria uma urna para o interior foi agredida. “Parecia um enxame de abelhas”, relata. Porém, não foi informada a identidade da vítima e nem se ela precisou de atendimento médico.

O candidato conta que a PM (Polícia Militar) chegou a ir ao local. José Clementino preside o sindicato há seis anos.

Já Iaci Torre, da chapa 2, relata que não estava no local, mas recebeu a informação de que a confusão foi recíproca.

“Chegamos em maior número e eles começaram a tirar fotografia, a jogar beijinho. Depois, virou bate boca e os ânimos se exaltaram. Foi lamentável”, afirma. Segundo ela, a polícia não foi ao local. “Só porque o meu irmão é coronel da PM acham que a polícia vai me proteger. Quem manda na polícia é o governador”.

A candidata frisa que conta com apoio de diversos sindicatos, como dos vigilantes, transportadores e Correios. Ambos trocam acusação de interferência política na disputa pelo sindicato.

Seguranças – A comissão eleitoral não recebeu denuncias das chapas. Na sede da entidade, há cinco seguranças de uma empresa privada, além de câmeras na sala onde as urnas ficarão armazenadas.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, José dos Santos Coqueiro, o resultado da eleição deve ser divulgado na madrugada de sábado.

O voto é em cédula de papel.

Dos 2.600 filiados, 1.722 estão aptos a votar. A entidade abrange Campo Grande e região, como as cidades de Bonito, Bodoquena, Sonora e Costa Rica. Na sede do sindicato, foi montada uma urna fixa e 21 urnas itinerantes recolhem as cédulas nas agências.

Nos siga no Google Notícias