ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em 11 dias, 1.882 meninas são vacinadas contra HPV em MS

Lidiane Kober | 20/03/2014 19:06

Passados 11 dias do início da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), 1.882 meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas em Mato Grosso do Sul. No Estado, o público alvo é 64,4 mil pré-adolescentes e foram repassadas pela União 141,5 mil doses da vacina.

Responsável por distribuir as doses entre os 79 municípios, a Secretaria Estadual de Saúde, frisou, por meio da assessoria de imprensa, que os dados podem não corresponder à realidade, pois nem todos os municípios preencheram o número de aplicações no site do SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações).

É o caso da Secretaria Estadual de Saúde de Campo Grande que, até agora, conforme o sistema, não vacinou nenhuma menina. Por outro lado, Dourados foi o município que mais aplicou o medicamento, totalizando 559 doses.

O esquema de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde prevê um composto de três doses. Sendo a segunda (dose) daqui a seis meses e a terceira prevista para cinco anos depois.

Para as pré-adolescentes indígenas, a faixa etária é de 9 a 13 anos de idade. A vacina, de acordo com o Ministério da Saúde, é específica contra o HPV e não protege para outras doenças, tanto que na campanha será dada importância à conscientização sobre o uso de preservativos entre os jovens.

Após a vacinação deste ano específica para esta faixa etária, a política nacional de saúde prevê, a partir de 2015, vacinas às pré-adolescentes de 9 a 11 anos.

A campanha é realizada em função da alta incidência e mortalidade do câncer do colo do útero, que se tornou um problema de saúde pública, apesar de possuir forte potencial de prevenção e previsão de cura, se identificado no período inicial.

Nos siga no Google Notícias