ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Em Campo Grande, juiz espírita defende carta psicografada como prova em processo

Yarima Mecchi | 20/11/2016 15:49
Juiz discursou na OAB-MS na manhã de hoje. (Foto: Alcides Neto)
Juiz discursou na OAB-MS na manhã de hoje. (Foto: Alcides Neto)

Espirita há 30 anos, o juiz de Minas Gerais, Augusto Fonseca, defende a utilização de carta psicografa em processos que tramitam na Justiça. O ato que já gerou polêmica e foi utilizado em alguns casos, foi tema de palestra hoje (20) na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul).

Mesmos sabendo da dificuldade em discutir o tema e em convencer os demais magistrados a aceitaram a prova, Fonseca afirma que não vai desistir e garante legitimidade das cartas psicografadas.

Com base nas leis brasileiras ele defende que a prova não deve ser descartada, mas é um dos poucos.  "Raríssimos são os casos que são admitidas a prova psicografada no processo, cabe a parte e ao advogado pedir para utilizar a prova e apresenta-lá", relatou.

Ele pontua que os mesmos cuidados que precisam ser tomados com qualquer outra testemunha ou prova, é importante verificar a credibilidade do médium.  
"Naturalmente, vai ter que ver a proveniência, a credibilidade do médium, se ele não colocou nada dele na prova. Ele pode ter criado algo e colocado, aí não é mensagem do espirito ou do ente comunicante. Da mesma forma que tem testemunha falsa que vai contar mentira, um perito que faz um laudo falso"".

Como juiz e espírita ele diz que há maneiras de saber a veracidade da prova e ressalta que assim como as outras, a carta psicografada é mais um fato anexado ao processo e não uma decisão final sobre o caso. 

Magistrado disse que não vai desistir. (Foto: Alcides Neto)
Magistrado disse que não vai desistir. (Foto: Alcides Neto)

Entre as análises que devem ser feitas para que a carta psicografada seja aceita, Fonseca destaca que o médium precisa ter uma psicografia definida, publicações e credibilidade perante a sociedade. "Assim como é com as testemunhas", reforça.

Apesar de muita resistência e críticas, ele assumiu a missão de falar com as pessoas sobre o assunto. Fonseca garante que o espiritismo não é só uma doutrina e sim uma ciência. Ele contou que houve causas onde um exame provou que a letra da carta psicografada era e mesma da pessoa morta.

"É uma caminhada longa e árdua. Sou minoria, mas não desisto. A questão da prova tem que ser olhada por dois enfoques. O primeiro é se pode vir ao processo e o segundo momento é como vamos pesar essa prova. Ela pode vir a partir da justificativa constitucional, amplo direito de ação e amplo direito de defesa. Se é amplo não pode restringir", finaliza.

Nos siga no Google Notícias