ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em cinco anos, indústria elevou empregos em 56%

Redação | 28/06/2010 07:54

O setor industrial de Mato Grosso do Sul aumentou e 56% o número de postos de trabalho nos últimos cinco anos, conforme dados do Radar da Fiems.

Em maio o saldo foi de 457 empregos formais, considerando as indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública.

O estoque de empregos formais nos últimos cinco anos passou de 68.269 no ano base de 2005 para 106.556 neste ano, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo avaliação do Radar, o saldo de novos empregos no segmento industrial apresenta uma expansão acelerada até meados do ano, apesar de oscilações de mês para mês, como a que foi observada em maio.

"Há uma acomodação nos meses de julho e agosto, voltando a registrar um comportamento crescente nos meses de setembro a novembro, porém com uma intensidade menor que a registrada no primeiro semestre. Por fim, em dezembro, é comum a ocorrência de ajustes adicionais na geração de novos empregos formais no segmento industrial em Mato Grosso do Sul", cita o estudo.

Em Mato Grosso do Sul, com os dados de maio, o Índice de Evolução do Emprego Formal nas atividades industriais amplia ainda mais o seu crescimento acumulado nos últimos cincos na comparação com os setores de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, que tiveram no mesmo período aumento de 33,5%, 22,1%, 17,8% e 8%, respectivamente. Na relação à igual mês do ano anterior, o índice de evolução do emprego formal na Indústria, Serviços, Comércio e Agropecuária elevou-se em 5,1%, 5,6%,

5,5% e 3,5%, respectivamente, sendo que a administração pública não apresentou alteração em seu índice.

O Índice de Evolução do Emprego Formal, criado pelo Radar Industrial da Fiems, visa mostrar a evolução ocorrida no estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul a partir do estoque verificado no fim de 2005, ano escolhido como base e que servirá de referência para os demais períodos. Ao ano base é atribuído um valor igual a 100, assim, a partir dele as variações são apresentadas em pontos, indicando a evolução ocorrida. Por exemplo, em um dado momento o índice apurado é igual a 110, ou seja, em relação ao período tomado como base, no nosso caso 2005, houve uma elevação equivalente a 10%. (Com informações da assessoria de imprensa).

Nos siga no Google Notícias