ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em duas semanas 34 casos de queimadas em Campo Grande

Redação | 22/06/2010 08:52

O Corpo de Bombeiros informou que de 28 de maio até 14 de junho foram atendidas 34 ocorrências de queimadas urbanas em Campo Grande.

As queimadas ocorreram em todas as regiões da cidade, inclusive no centro. Com a umidade relativa do ar baixa, as queimadas se tornam ainda mais nocivas, porque pioram a qualidade do ar e a fumaça pode causar intoxicação.

Além disso, com a grande quantidade de material seco o fogo se propaga mais rápido, o que aumenta os riscos de incêndios de grandes proporções.

"Na maioria das vezes são ocorrências que poderiam ser evitadas com hábitos simples como fazer a manutenção do terreno ou quintal, sem precisar acumular mato ou lixo e depois ter que queimá-los", disse o 3º sargento Santiago Silva Júnior, do Centro de Proteção Ambiental.

Ele orienta a população a não queimar lixo e entulhos que estão à espera dos caminhões de mutirão de limpeza da prefeitura. "Os moradores devem checar corretamente o dia certo em que haverá mutirão para não acumular lixo em frente de casa ou em terrenos baldios", orienta.

Ele lembra que outra opção é contratar serviços de carroceiros. "Muitos moradores até fazem a limpeza dos seus quintais e terrenos baldios, mas preferem eliminar o lixo colocando fogo. O risco de incêndio pode ser evitado contratando carroceiros que levam estes entulhos para depósitos específicos", orienta.

O bombeiro ressalta ainda que as queimadas urbanas acontecem geralmente no fim de semana, principalmente no sábado, no fim da tarde. "

Nos siga no Google Notícias