ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em MS, 55% dos alunos chegam ao 3º ano sem estar alfabetizados

Flavio Paes | 17/09/2015 21:05
Pesquisa foi divulgada pelo ministro da Educação  Renato Janine (Foto:Divulgação)
Pesquisa foi divulgada pelo ministro da Educação Renato Janine (Foto:Divulgação)

   O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) que não traz números animadores para Mato Grosso do Sul. De cada 100 alunos do 3° ano do Ensino Fundamental que estudam em escolas públicas, só 9 conseguem atingir níveis satisfatórios de leitura: eles lêem e entendem o que estão lendo. As crianças também enfrentam muitas dificuldades para fazer contas, como a soma de números com três algarismos.

  A pesquisa mostra  que  55% dos alunos tem dificuldades ainda maiores. Deste grupo, 15%, simplesmente não estão alfabetizados. Eles foram classificados no "nível 1", o mais baixo de uma escala que vai até o "nível 4". Já outros 40%, classificados no nível 2, são crianças que conseguem ler as palavras, mas não são capazes de compreender o que diz o texto diante delas, quando a informação está no meio ou no final desse texto. De acordo com a avaliação, 36% das crianças estão no "nível 3". A criança a já consegue escrever uma frase, mas não alcança a produção de um texto.
 Em relação à escrita, a ANA aponta que 39,% dessas crianças não conseguem escrever um texto adequado ao que foi proposto. O resultado é a soma dos três primeiros níveis de aprendizagem. Na faixa 1, a mais baixa, estão 6% dos alunos. Neste estágio as crianças não conseguem escrever palavras e relacionar os sons às letras. No nível 5 (índice ideal), há somente 4%, abaixo da média nacional que é 9,88% , o que significa que sabem atender à proposta e escrevem textos com maior complexidade, embora possam ocorrer erros ortográficos e de pontuação. Já em matemática, o resultado é mais dramático: 58% dos alunos sul-mato-grossenses estão nos níveis 1 e 2.

Para se ter uma ideia, uma criança que esteja no nível 3 de escrita (11%) já elabora escrever uma frase, mas não alcança a produção de um texto. Em leitura, um aluno no nível 1 (15%) consegue ler as palavras, mas não compreende o texto. No caso de matemática, o aluno abaixo do nível 3¨(42%)não sabe fazer contas com números de três algarismos, como 345 + 220.

O levantamento

A ANA foi aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental -- ano que finaliza o ciclo de alfabetização nos padrões do governo. O aluno dessa etapa teria oito anos, se não teve reprovação ou não deixou os estudos. Os resultados divulgados nesta quinta são de avaliações aplicadas em 2014 e o MEC cancelou a avaliação de 2015. Segundo a pasta, o cancelamento se deu por motivos pedagógicos. E especialistas chamaram a atenção para certo abandono do Pnaic.

Nos siga no Google Notícias