A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

08/01/2016 07:56

Ministério abre 10 mil vagas em curso de facilitador do Cadastro Ambiental Rural

Caroline Maldonado

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) é obrigatório para todos as propriedades e posses rurais do país, porém até o mês de outubro de 2015 apenas 27% dos proprietários haviam feito a inscrição. O prazo inicial era 5 de maio do ano passado, mas foi prorrogado por mais doze meses. Para facilitar o processo o SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e o MMA (Ministério do Meio Ambiente) oferecem o CapCar (Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural).

Veja Mais
Programa tira dúvidas de produtores sobre cadastro ambiental obrigatório
Imasul e Agraer assinam parceria para promover Cadastro Ambiental Rural

O curso gratuito à distância tem 10 mil vagas e é oferecido em parceria com a Universidade de Lavras. As inscrições devem ser feitas pelo site www.www.ufla.br/capcar até o dia 19 de janeiro. O objetivo é capacitar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no CAR, em especial de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais como forma de apoiar a implementação da lei prevista no Novo Código Florestal Brasileiro, de 2012.

O curso tem duração de quatro semanas, carga horária de 40 horas e previsão de início em fevereiro. As aulas têm textos explicativos, videoaulas, exercícios de fixação e diversos tutoriais autoexplicativos. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo e conhecimentos básicos em informática, incluindo uso das ferramentas de navegação na internet, edição de textos e ferramentas como o Google Earth.

Pré-requisitos – Para participar das aulas, o aluno dever ter acesso a um computador com processador Dual Core 1.33 ou equivalente,1 Gb de memória RAM, Windows 98 ou superior, com Windows Media Player versão 7 ou superior, Internet Explorer 6 ou superior como navegador padrão, caixas de som ou fone de ouvido e conexão mínima de 512 kbps, preferencialmente banda larga. O candidato também precisa ter uma conta de email para acessar diariamente.

CAR - O prazo de inscrição do CAR termina no dia 5 de maio de 2016. O cadastro permite acesso aos benefícios e financiamentos governamentais, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além de ser necessário para a regularização ambiental dos imóveis rurais.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions