ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

Ministério abre 10 mil vagas em curso de facilitador do Cadastro Ambiental Rural

Caroline Maldonado | 08/01/2016 07:56

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) é obrigatório para todos as propriedades e posses rurais do país, porém até o mês de outubro de 2015 apenas 27% dos proprietários haviam feito a inscrição. O prazo inicial era 5 de maio do ano passado, mas foi prorrogado por mais doze meses. Para facilitar o processo o SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e o MMA (Ministério do Meio Ambiente) oferecem o CapCar (Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural).

O curso gratuito à distância tem 10 mil vagas e é oferecido em parceria com a Universidade de Lavras. As inscrições devem ser feitas pelo site www.www.ufla.br/capcar até o dia 19 de janeiro. O objetivo é capacitar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no CAR, em especial de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais como forma de apoiar a implementação da lei prevista no Novo Código Florestal Brasileiro, de 2012.

O curso tem duração de quatro semanas, carga horária de 40 horas e previsão de início em fevereiro. As aulas têm textos explicativos, videoaulas, exercícios de fixação e diversos tutoriais autoexplicativos. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo e conhecimentos básicos em informática, incluindo uso das ferramentas de navegação na internet, edição de textos e ferramentas como o Google Earth.

Pré-requisitos – Para participar das aulas, o aluno dever ter acesso a um computador com processador Dual Core 1.33 ou equivalente,1 Gb de memória RAM, Windows 98 ou superior, com Windows Media Player versão 7 ou superior, Internet Explorer 6 ou superior como navegador padrão, caixas de som ou fone de ouvido e conexão mínima de 512 kbps, preferencialmente banda larga. O candidato também precisa ter uma conta de email para acessar diariamente.

CAR - O prazo de inscrição do CAR termina no dia 5 de maio de 2016. O cadastro permite acesso aos benefícios e financiamentos governamentais, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além de ser necessário para a regularização ambiental dos imóveis rurais.

Nos siga no Google Notícias