ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Empregos

MS tem 7 mil contadores, mas empresas ainda deixam de contratar serviço

Caroline Maldonado | 22/09/2014 15:30
Contadores são essenciais para saúde financeira das empresas, afirmam especialistas (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)
Contadores são essenciais para saúde financeira das empresas, afirmam especialistas (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)

Com mais de 7 mil contadores disponíveis em Mato Grosso do Sul, as empresas ainda não fazem a contabilidade adequadamente, segundo o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul). Em todo o país, 70% das micro e pequenas empresas erram na hora de fazer a contabilidade.

Segundo o presidente do Sescon, Francisco Pereira Gonçalves, já existem organizações contábeis com foco na gestão e não somente execução da contabilidade para cumprir formalidades legais e apurar o recolhimento de tributos. “A saúde das empresas depende de uma serie de fatores, os empresários da contabilidade por sua vez, auxiliam no acompanhamento diário da legislação fiscal e contábil a fim de assegurar o bom desempenho das obrigações contábeis/fiscais. Diante desse trabalho prestado surge aí as oportunidades de crescimento profissional e até abertura de novos trabalhos, voltados para assessoria e consultoria”, explica.

Para os especialistas, o contador deve ser visto como um “assessor do sucesso” da empresa, já que todas as informações do negócio passam por esse profissional. “Com base nesses dados, o profissional compila números, compara desempenho, identifica quedas de receitas ou acrescimento de despesas e indica o ponto de equilíbrio. Enfim, a contabilidade pode e dever ser uma importante ferramenta de gestão, para se projetar o futuro e corrigir o passado”, afirma o presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Mario Berti.

Facilidades – Segundo Mario, a internet contribiui muito para a evolução dos serviços de contabilidade, o que faz com que o profissional tenha que se atualizar constantemente. “O advento dos SPeds Fiscal e Contábil, a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica, o cruzamento constante de informações pela Receita Federal e daqui a pouco a implantação do eSocial são quebras de paradigmas, que obrigaram o profissional a se atualizar constantemente. E o que nos espera pela frente serão novidades com muito mais rapidez do já aconteceu. Portanto, temos que nos preparar para novos e modernos tempos”, diz.

Os sistemas como Sped Fiscal e Contábil, afirma o presidente da entidade, diminuíram o nível de sonegação nas empresas. “Isso fez com que a contabilidade passasse a ser, efetivamente, um espelho das atividades da empresa”, ressalta. Auxiliar nos controles internos, validação de informações, conscientização da importância da qualidade das informações referente às obrigações acessórias, auditoria preventiva e seguros preventivos também estão entre os tipos de serviços e ações que podem ser realizadas por um contador.

Nos siga no Google Notícias