A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

22/09/2014 15:30

MS tem 7 mil contadores, mas empresas ainda deixam de contratar serviço

Caroline Maldonado
Contadores são essenciais para saúde financeira das empresas, afirmam especialistas (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)Contadores são essenciais para saúde financeira das empresas, afirmam especialistas (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)

Com mais de 7 mil contadores disponíveis em Mato Grosso do Sul, as empresas ainda não fazem a contabilidade adequadamente, segundo o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul). Em todo o país, 70% das micro e pequenas empresas erram na hora de fazer a contabilidade.

Veja Mais
Inscrições abertas para 21 cursos gratuitos de capacitação
Inscrições abertas para 140 vagas em quatro cursos gratuitos de capacitação

Segundo o presidente do Sescon, Francisco Pereira Gonçalves, já existem organizações contábeis com foco na gestão e não somente execução da contabilidade para cumprir formalidades legais e apurar o recolhimento de tributos. “A saúde das empresas depende de uma serie de fatores, os empresários da contabilidade por sua vez, auxiliam no acompanhamento diário da legislação fiscal e contábil a fim de assegurar o bom desempenho das obrigações contábeis/fiscais. Diante desse trabalho prestado surge aí as oportunidades de crescimento profissional e até abertura de novos trabalhos, voltados para assessoria e consultoria”, explica.

Para os especialistas, o contador deve ser visto como um “assessor do sucesso” da empresa, já que todas as informações do negócio passam por esse profissional. “Com base nesses dados, o profissional compila números, compara desempenho, identifica quedas de receitas ou acrescimento de despesas e indica o ponto de equilíbrio. Enfim, a contabilidade pode e dever ser uma importante ferramenta de gestão, para se projetar o futuro e corrigir o passado”, afirma o presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Mario Berti.

Facilidades – Segundo Mario, a internet contribiui muito para a evolução dos serviços de contabilidade, o que faz com que o profissional tenha que se atualizar constantemente. “O advento dos SPeds Fiscal e Contábil, a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica, o cruzamento constante de informações pela Receita Federal e daqui a pouco a implantação do eSocial são quebras de paradigmas, que obrigaram o profissional a se atualizar constantemente. E o que nos espera pela frente serão novidades com muito mais rapidez do já aconteceu. Portanto, temos que nos preparar para novos e modernos tempos”, diz.

Os sistemas como Sped Fiscal e Contábil, afirma o presidente da entidade, diminuíram o nível de sonegação nas empresas. “Isso fez com que a contabilidade passasse a ser, efetivamente, um espelho das atividades da empresa”, ressalta. Auxiliar nos controles internos, validação de informações, conscientização da importância da qualidade das informações referente às obrigações acessórias, auditoria preventiva e seguros preventivos também estão entre os tipos de serviços e ações que podem ser realizadas por um contador.

Inscrições abertas para 21 cursos gratuitos de capacitação
Pessoas com Ensino Médio completo e interessadas em se especializar para entrar no mercado de trabalho, podem se inscrever para participar dos 21 cur...
Inscrições abertas para 140 vagas em quatro cursos gratuitos de capacitação
Estão abertas as inscrições para quatro cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos pelo Senac. São 140 vagas disponíveis e os interess...
Detran abre inscrições para 50 vagas em curso de formação de instrutores
O Detran MS (Departamento Estadual de Trânsito) abriu inscrições para o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito em Campo Grande. São 50 vagas disp...
UFMS abre concursos públicos com 79 vagas e salários de até R$ 5,1 mil
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com dois editais abertos em concursos públicos, com salários de até R$ 5,1 mil. São 79 vagas...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions