ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Empregos

Para auxiliar catadores de recicláveis, Funsat promove segunda edição de curso

Liana Feitosa | 14/01/2015 12:26

Nova edição do curso de capacitação para catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis começa nesta quarta-feira (14) na Cecapro (Centro de Capacitação e Formação Profissional). Além de qualificar os trabalhadores do aterro sanitário de Campo Grande, o curso tem o objetivo de promover a organização dos trabalhadores para exercerem, com condições mais dignas de trabalho, a atividade de catador da UTR (Unidade de Triagem de Recicláveis).

O curso, ministrado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), acontece na rua Evelina Selingard s/n, bairro Parque do Sol, a partir das 19h e atenderá cerca de 35 catadores. Essa é a segunda turma do curso.

Entre os temas trabalhados estão cidadania, higiene pessoal, saúde e segurança no trabalho, além de noções sobre as politicas públicas para a gestão de resíduos sólidos, modelos de gestão e gestão administrativas e financeira, com interface dos princípios da economia solidária, com foco na sustentabilidade, integração, autogestão e cooperação.

As aulas acontecem de terça-feira à quinta-feira, das 19h às 21h, na sede do Cecapro. Para o diretor presidente da Funsat, Cícero Ávila, o curso dá a possibilidade de ampliar os conhecimentos dos trabalhadores. “Com o curso, possibilitamos melhorar as condições de trabalho e renda a esses trabalhadores, assegurando-lhes dignidade, saúde, segurança e estabilidade”, afirma.

As aulas da primeira turma terminaram em novembro passado. Para essa segunda turma, a Funsat modificou algumas regras para abranger ainda mais catadores. “Durante as primeiras aulas, vimos a necessidade e a disponibilidade de horário dos trabalhadores e, com isso, algumas mudanças foram realizadas para que nenhum trabalhador ficasse sem participar do curso”, explica Ávila.

Nos siga no Google Notícias