A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

06/09/2014 19:54

Programa Ciência Sem Fronteiras abre inscrições no Estado

Alan Diógenes

Desde a criação do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, em 2012, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) já enviou 33 alunos para estudar em universidades no exterior.

Veja Mais
Prefeitura abre dia 12 processo seletivo para contratar professores
Governo publica gabarito preliminar do concurso para procurador

Segundo a assessora de Relações Internacionais da UEMS, Silvana Moretti, é uma oportunidade para destacar a Universidade no mundo. “O programa faz com que as universidades saiam da zona de conforto, os alunos têm mais experiências com outras culturas e idiomas, além de levar o nome da Universidade e divulgar pesquisas realizadas”, disse a assessora.

O Ciência sem Fronteiras busca capacitar acadêmicos brasileiros na área de ciências e tecnologias, com isso alunos destas áreas da UEMS já foram para os Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal e outros países europeus. O aluno inscrito e habilitado é enviado para uma universidade, e durante o período que o acadêmico estiver no exterior receberá recursos do governo para se manter e adquirir materiais didáticos.

A acadêmica de Engenharia Ambiental na UEMS, Luana Carraro, ficou dez meses na Espanha, onde cursou Engenharia de Energias Renováveis, na Universidad del País Vasco. “No primeiro semestre, desenvolvi um projeto sobre minihidrelétrica junto com os outros quatro brasileiros que estavam comigo, no segundo semestre fiz um projeto de pesquisa em parceria com outro brasileiro, sobre biomassa”, contou a estudante.

O intercâmbio possibilitou à Luana morar em duas cidades, Eibar e Bilbao, e conviver com pessoas de nacionalidades diferentes na casa onde residia, sendo uma guatemalteca, uma chilena e outra alemã. “A viagem me possibilitou aprender sobre a cultura vasca, também fiz amizades e tive que morar sozinha longe da família, além do crescimento pessoal e a convivência com outras pessoas com pensamentos e ideias diferentes”, relatou.

A nova seleção do Ciência sem Fronteiras oferece vagas de graduação-sanduíche em 14 países via CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os destinos ofertados são Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia e Reino Unido.

O período de inscrição vai do dia 16 agosto a 30 de setembro. O prazo final para envio de teste de proficiência será no dia 10 de outubro, com homologação prevista de 6 a 21 de outubro. As atividades no exterior terão início em setembro de 2015.

 

Prefeitura abre dia 12 processo seletivo para contratar professores
Prefeitura Municipal de Japorã, distante 487 quilômetros de Campo Grande, abre no dia 12 de dezembro processo seletivo para contratar professor tempo...
Governo publica gabarito preliminar do concurso para procurador
Divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva do Concurso Público para Procurador do Estado. A lista está no Diário Oficial do Estado desta terça...
Com salários de até R$ 2,9 mil, prefeitura continua com inscrições abertas
Encerram no dia 29 de dezembro as inscrições de concurso público para a Prefeitura Municipal de Bandeirantes, distante 70 quilômetros de Campo Grande...
Cadastramento para professores temporários da Reme já está aberto
Foi aberto nesta segunda-feira (5) e vai até o dia 20 de janeiro de 2017 o cadastramento e seleção de professores temporários interessados em compor ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions