A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

08/02/2013 16:42

Todo mundo acha que não, mas terça-feira de Carnaval é dia de trabalho normal

Nícholas Vasconcelos
Comércio e outros setores podem funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval. (Foto: João Garrigó)Comércio e outros setores podem funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval. (Foto: João Garrigó)

A tradição diz que o ano do brasileiro só começa depois do Carnaval, o que para muitos garante uma folga de sábado até o meio-dia da próxima quarta-feira (13). Mas se você não é funcionário público ou bancário, saiba que seu empregador pode exigir que você trabalhe e não precisa precisar pagar hora extra por nenhum dos dias de folia.

Em Campo Grande, a próxima terça-feira (12) e a quarta pela manhã não é feriado como em outras cidades do País e por isso é dia de trabalho normal.

“O que acaba gerando confusão é que o dia vem marcado como feriado na agenda e no calendário, mas não é”, explica a advogada trabalhista Lizandra Gomes Mendonça. Ela explica que o dia só é feriado nas datas em que há previsão por força da convenção coletiva, o que gera essa garantia para algumas categorias da iniciativa privada.

No caso do funcionalismo público, uma portaria edita as datas de folga, enquanto em outras há o acordo entre as empresas e os funcionários para que esta data permaneça reservada.

Se a data está prevista neste acordo e o trabalhador tenha de comparecer ao serviço, a empresa é obrigada a pagar a hora extra como nos demais feriados.

Por outro lado, se o funcionário não comparecer ao serviço é ele quem vai ser punido. “Gera falta normal, lembrando que há o desconto daquele dia e do DSR (Descanso Semanal Remunerado)”, disse Lizandra.

Os comerciários estão entre os que não têm a folga do Carnaval, entretanto há empresas que optam por não abrir nesse dia. “Muita gente não abre na terça-feira depois do almoço porque não tem movimento”, comentou o presidente do SECCG ( Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande), Ildemar da Mota Lima.

Ildemar conta que a data não foi introduzida na convenção coletiva do comércio, mas cada empresa pode convencionar o funcionamento. “É questão de bom senso”, diz.

O sindicato deve voltar a discutir a folga no Carnaval na reunião com os empregadores na convenção coletiva deste ano.

Inscrições para professor temporário de Libras na UEMS seguem abertas
Seguem abertas inscrições para seleção de professor temporário para a unidade de Coxim - cidade localizada a 260 km de Campo Grande - da UEMS (Univer...
Tribunal Regional do Trabalho abre processo seletivo para estagiários
O TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul) abriu as inscrições nesta sexta-feira (24) para o processo seletivo para estagiários. ...
Funsat oferece vagas para auxiliar de churrasqueiro, açougueiro e chapista
A Funsat (Fundação Social do Trabalho) oferece nesta sexta-feira (24) dezenas de vagas de emprego em Campo Grande. As oportunidades são para acabado...
HR segue com vagas abertas para médicos residentes até esta sexta-feira
Se encerra nesta sexta-feira (24) as inscrições para o processo seletivo do HR (Hospital Regional) de Campo Grande que vai escolher seis pessoas para...



É Gente..não sou professora e muito menos concursada e vou trabalhar somente na quarta feira apos 13:00...srrsrsr
 
keli regina em 10/02/2013 12:25:26
REGINALDO É POR ISSO ( MUITA FOLGA) QUE O SERVIÇO PÚBLICO NÃO ANDA E NÓS POBRE MORTAIS SOMOS OBRIGADOS A ACEITAR.....
 
Marlene Pereira em 09/02/2013 19:37:56
É Gente..não sou professora e muito menos concursada e vou trabalhar somente na quinta!!! tem pessoas que não sabem o que falam...
 
Elisangela Silva em 09/02/2013 13:14:06
COMO É BOM SER PROFESSORA.TRABALHAR SÓ NA QUINTA..EBAAAAAA
 
DENISE MANSILHA em 09/02/2013 10:19:01
Aff, tem coisas q é melhor ler do que ser cega...e ainda querem greve por nao receberem gratificações..brincalhões né!
 
Ariana Xavier em 09/02/2013 10:06:38
FALÔ REGINALDO CONCURSADO, SEU SALARIO DEVE SER DE UNS VINTE MIL POR MÊS NÉ ????? GRANDE BOS....
 
EDIMAR MARTINS em 08/02/2013 21:23:40
Depois não pede reajuste no salário Reginaldo , funcionário público nem trabalha
 
Viviane Lima em 08/02/2013 20:32:36
Ufa ... ainda bem que eu RALEI MUITO e ESTUDEI MUITO, pois hoje sou concursado e estarei de folga até Quarta-feira às 13h00m!!!! rs
 
Reginaldo Nantes em 08/02/2013 18:00:30
Não acho justo....
 
Andressa Clemente em 08/02/2013 16:58:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions