ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Empresa derruba área preservada para obra de drenagem

Redação | 26/05/2009 10:44

O Siems (Sindicato de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) denunciou a derrubada de árvores de uma APP (Área de Preservação Permanente), localizada na rua João Marcondes, no bairro Campo Belo, em Campo Grande.

Segundo a entidade, que usa o espaço há nove anos como área de lazer dos associados, não foi encaminhada qualquer notificação sobre a derrubada de árvores.

A presidente do Siems, Helena Delgado, de 37 anos, reclama que a diretoria da entidade não foi, sequer, comunicada sobre a obra. "Eles nem comunicaram nada, simplesmente entraram e desmataram", garante.

No local, as máquinas destruíram a cerca da propriedade, derrubaram a vegetação nativa de cerca de um hectare e abriram espaço para a drenagem da área.

O caseiro, que cuida da propriedade do sindicato há sete anos, Lúcio Vieira, de 51 anos, conta que as obras começaram na semana passada. "Já foram chegando e metendo a máquina. Não pude fazer nada", diz. Ao sindicato, ele informou que a empresa chegou ao local e disse que já estava tudo 'acertado'.

A mata derrubada, afirma Lúcio, era formada por vegetação nativa. "Isso aqui era a coisa mais linda, tudo fechado. Tinha cada angico...", lembra. Das árvores, não sobraram nem a madeira, que também foi retirada do local.

"Eles deixaram empilhado, e depois encostou um caminhão aí pra buscar", conta Lúcio. Ele garante que os funcionários venderam a madeira extraída a uma empresa que fabrica tijolos no município de Terenos.

Para a responsável pela área, Helena Delgado, além da revolta por não ter sido comunicada da derrubada de árvores, o caso é 'crime ambiental' e 'invasão de propriedade'.

Ela explica que quando o sindicato comprou a propriedade de dois hectares, um deles já era área de preservação permanente. "A gente preserva a área, eles vão e passam a patrola em cima", reclama.

A entidade informou que já notificou órgãos municipais responsáveis, irá fazer boletim de ocorrência pela invasão, e ainda entrar com pedido de liminar para que a obra no local seja suspensa. "Vamos entrar também com uma ação indenizatória e queremos o reflorestamento da área", afirma indignada.

"Mal necessário" - Procurado pela reportagem do Campo Grande , o engenheiro da Equipe Engenharia, que se identificou apenas como Carlos Augusto, garantiu que a empresa já possuía licença e as autorizações necessárias para as obras na área. "A Prefeitura foi quem autorizou a fazer a entrada no local", afirma.

O engenheiro explica que o projeto, que já havia sido aprovado, é necessário para proteger uma mata com nascente de propriedade do Exército Brasileiro, que fica próximo ao local.

"Estamos fazendo uma drenagem e circundando a mata", diz. O motivo, segundo Carlos, é impedir que a água que desce do bairro provoque enxurradas.

Ele garante, ainda, que o trabalho de comunicar os proprietários é feito pela administração municipal. "Houve um acordo em que as pessoas fariam a doação da área pela benfeitoria da pista. Quem não concordasse seria desapropriado", informa.

A prefeitura de Campo Grande solicitou um tempo para levantar a real situação da propriedade e o licenciamento da obra.

Nos siga no Google Notícias