ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

CCDH aciona MPE sobre exigência de teste de droga em concurso do Detran

Marta Ferreira | 29/04/2011 18:07

Em março do ano passado, o governo de Mato Grosso do Sul exigiu de candidatos a vagas para professor de teste para verificar o uso de drogas e acabou retirando a exigência do edital após críticas do CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos). Agora, um ano depois, novamente a entidade percebeu a existência do mesmo tipo de obrigatoriedade, dessa vez no concurso do Detran em curso, e acionou o MPE (Ministério Público Estadual) pedindo investigação.

O documento, endereçado ao procurador-geral de Justiça, Paulo Alberto Oliveira, notifica o MPE sobre “possível irregularidade em edital de concurso público do Detran”.

A exigência do exame está no trecho do edital do concurso que trata da posse dos candidatos aprovados e elenca no item 14.4.2 os exames médicos necessários. Entre eles, na letra N, está o exame toxicológico para dosagem de carabinóides (maconha) e de benzoilecgonina (cocaína).

Na notificação enviada ao Ministério Público, o CDDH afirma que no ponto de vista da instituição, o trecho do edital “viola, em tese, direitos e garantias individuais protegidos Constituição Federal.

A entidade cita o episódio do concurso para professores, lembrando que o teste de antidoping foi cancelado após a o questionamento pelo CDDH e após matérias em veículos jornalísticos.

À época, o governo afirmou que havia ocorrido um equívoco no edital.

Diante disso, o Centro pede para que seja analisado pelo MPE o teor do edital e, em caso de irregularidade, sejam adotadas providências.

O ofício foi protocolado na segunda-feira e ainda está no setor de distribuição.

As inscrições para o concurso, que oferece 247 vagas, vão até o dia 4 de maio.

Entendimento-No ano passado, ao julgar um processo movido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Maranhão, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu que a exigência do exame para servidores administrativos do Tribunal de Justiça daquele estado.

Esse tipo de exigência é comum nos concursos para policiais.

A reportagem ligou para as assessorias de imprensa do governo do Estado e do Detran, que já haviam encerrado o expediente.

Nos siga no Google Notícias