ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Entidades se "armam" para reunião sobre tarifa de luz

Redação | 04/04/2008 08:37

Representantes de vários setores produtivos e consumidores que participam do Concen (Conselho dos Consumidores de Energia de Mato Grosso do Sul) passaram os últimos seis meses discutindo a questão tarifária e garantem estão municiados de argumentos para a reunião pública da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) da próxima segunda-feira, às 9 horas (horário local).

Na ocasião será definida a revisão tarifária de 2008 e também deve ser deliberado sobre a devolução dos créditos devidos pela Enersul aos consumidores referentes ao erro na revisão de 2003. São estimados R$ 191 milhões que podem ser pagos em dinheiro ou em energia, à vista ou parcelado.

O que for definido na audiência influenciará diretamente o bolso cerca de 710 mil consumidores no Estado. Para acompanhar a reunião pública, em Brasília (DF), vão representando o Concen o assessor-técnico do Concen, Jenner Ferreira e a vice-presidente da entidade e presidente da Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul, Maria Rita Giraldelli. Jenner afirma que depois de proferida a decisão da Aneel ainda cabe recurso administrativo em um prazo de 10 dias.

Ele diz que a entidade fez um levantamento da estruturação técnica da tarifa onde questiona oito pontos, chegando à redução de 25% na tarifa. Isso em relação à revisão. Quanto à devolução dos valores cobrados indevidamente, afirma, o Concen sequer recebeu documentação para chegar à forma como foi calculado o valor a ser reembolsado.

Maria Rita é categórica: ela defende que a Enersul tem de devolver o valor cobrado a mais do consumidor conforme previsto no CDC (Código de Defesa do Consumidor), ou seja, em dinheiro, à vista e em dobro.

Nos siga no Google Notícias