ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Escolas de Samba recebem alerta contra choque elétrico

Enersul produziu e está distribuindo material informativo para prevenir acidentes durante o Carnaval

Carlos Martins | 07/02/2013 07:55

Em tempos de Carnaval, para evitar o risco de choques elétricos, desde o barracão (onde as fantasias são confeccionadas), passando pelas quadras de ensaio, até chegar à avenida, onde acontecem os desfiles, a Enersul preparou e está distribuindo uma publicação com vários procedimentos de segurança para os foliões. O material, em forma de cartaz, está sendo distribuído para ser fixado nas agremiações.

Um dos alertas refere-se à distância que foliões e carros alegóricos precisam manter das redes elétricas. O ideal é passar pelo menos a dois metros abaixo da fiação.

A mesma recomendação vale para trios elétricos. Seus ocupantes nunca devem lançar serpentina, seja metalizada, ou de papel, sobre a fiação durante o trajeto nas ruas. O contato desse material com a rede elétrica provoca alto risco de acidente.

O cuidado com a decoração de fachadas e partes internas das quadras e barracões é outro ponto destacado na publicação. Para a plena segurança, os projetos devem ter acompanhamento técnico e jamais usarem estrutura da rede elétrica para fixar alegorias.

A empresa dina chama atenção para o risco das ligações clandestinas e das extensões improvisadas para se colocar vários aparelhos numa mesma tomada. Essas tentativas sempre provocam sobrecarga no sistema elétrico e até incêndio.

Junto das recomendações há também o telefone de plantão para emergência. Em caso de acidente, todos devem ligar para 08007227272. A linha funciona durante 24 horas.

Cartaz Enersul

Nos siga no Google Notícias