ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Estudante de Campo Grande será jovem embaixador nos EUA

Kleber Clajus | 08/01/2014 13:37
Rafael Ribeiro é um dos 37 estudantes brasileiros que participam de programa de intercâmbio da Embaixada Americana (Foto: Divulgação/Embaixada dos EUA)
Rafael Ribeiro é um dos 37 estudantes brasileiros que participam de programa de intercâmbio da Embaixada Americana (Foto: Divulgação/Embaixada dos EUA)

O campo-grandense Rafael Ribeiro Polvere, 16 anos, foi selecionado pelo Programa Jovens Embaixadores 2014 para participar de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, promovido pela Embaixada Americana. Ele embarca, com outros 36 estudantes de escolas públicas do país, na sexta-feira (10).

Rafael Ribeiro é aluno da Escola Estadual Arlindo de Andrade, no Bairro Júlio de Castilho, e comenta que o momento é de ansiedade pela experiência que deve viver em solo americano. O interesse teria surgido ao assistir um programa de TV que tratava do assunto, além do incentivo da vizinha, Caroline Syperreck Ramires, 19 anos, que foi embaixadora em 2013.

“Minha vizinha viu que tinha perfil e me explicou como participar. A experiência deve agregar valor e me ajudar a conhecer a cultura americana, levando um pouco do Brasil também. Estou entusiasmado com essa oportunidade”, relata Rafael, que escolheu a cidade de Seattle como sede de parte do seu intercâmbio.

O estudante também terá a oportunidade de conhecer a neve, uma vez que o período é de inverno nos Estados Unidos, com temperaturas de até -38°C em algumas regiões, por conta de uma onda de frio. “Estou ansioso por isso e também vou preparado para o frio”, destaca Rafael.

Durante a primeira semana os estudantes visitam na capital americana, Washington (DC), organizações políticas e sociais, bem como participam de curso de liderança e empreendedorismo. Em seguida, o grupo será distribuído entre as cidades de Seattle (Washington), Charlotte (Carolina do Norte), Tulsa (Oklahoma) e Bozeman (Montana), onde ficam hospedados em casas de famílias voluntárias, frequentam escolas locais e realizam apresentações sobre o Brasil. O grupo retorna no dia 2 de fevereiro.

Programa – O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e tem por objetivo valorizar alunos brasileiros da rede pública que possuam perfil de liderança, engajamento social, conhecimento da língua inglesa e nunca tenham visitado os Estados Unidos. A faixa etária para participar é de 15 a 18 anos. Desde sua criação, já participaram do programa 367 estudantes brasileiros.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) de Mato Grosso do Sul é a instituição parceira responsável pela seleção dos estudantes que participam do Jovens Embaixadores. O processo de seleção ocorre no fim do primeiro semestre de cada ano e mais informações podem ser acessadas no site da embaixada americana.

São parceiros da iniciativa o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e as empresas FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, IBM, American Airlines e Boeing Brasil.

Nos siga no Google Notícias