ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Estudo revela destruição crescente do cerrado em MS

Redação | 04/02/2008 13:59

O ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) fechou um estudo com alerta sobre o desmatamento crescente em áreas do cerrado, principal bioma de Mato Grosso do Sul. Como conclusão do levantamento, financiado com recursos da União Européia, a organização avalia que o ritmo do desmatamento dessa vegetação no país é pior que o registrado na Amazônia.

A estimativa é de que 1,1% da área total seja derrubada ao ano, o equivale à destruição de cerca de 22 mil quilômetros quadrados, enquanto que na Amazônia foram 11,2 mil entre 2006 e 2007. Segundo a ISPN¸ as principais causas são a agricultura e pecuária praticadas inclusive sobre áreas que deveriam estar sob proteção. A base do estudo são dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Ministério do Meio Ambiente e foi concluído em novembro passado.

O Instituto contesta, inclusive, os dados oficiais sobre a área desmatada. Conforme o último levantamento feito sobre o problema no Brasil, realizado pela Embrapa Cerrados, Mato Grosso do Sul preserva apenas 32% da vegetação original de cerrado, o terceiro no país, se comparado as outras dez regiões em que existe a vegetação, superado apenas por São Paulo e Goiás.

O problema é que dados são de 2002.

Nos siga no Google Notícias