ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Exército lança Operação Dínamo IV contra circulação ilegal de explosivos

Nyelder Rodrigues | 31/05/2016 21:12

Começou nesta quarta-feira (1) a Operação Dínamo IV, realizada pelo Exército Brasileiro em todo o país, tendo como pano de fundo a garantia da segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro este ano.

De acordo com o Exército, a operação interagências será a maior do gênero já realizada. Mato Grosso do Sul, por estar em região de fronteira, é sempre uma área especial na realização destas atividades de fiscalização.

Recentemente, outras duas operações fases da Operação Rastilho, do Exército, ocorreram no Mato Grosso do Sul. Em setembro de 2015, 700 militares e 390 integrantes de órgãos de segurança pública e agências de controle realizaram 342 inspeções em empresas que manipulam explosivos, realizando 68 autuações, duas prisões e quatro interdições no país.

Já na segunda edição, em março deste ano, Terenos, Sidrolândia, Costa Rica, Paranaíba, Brasilândia e Aparecida do Taboado foram identificados como alvos da operação no Estado, a partir da verificação de ações criminais com o uso de explosivos nos últimos meses ou por meio do sistema de inteligência das forças envolvidas que apontaram alguma irregularidade.

Dessa vez, foram apreendidos 828 kg de explosivos (emulsão encartuchada), 4.385 metros de cordel detonante, 68 retardos e 15 estopins em Mato Grosso do Sul, durante três dias de trabalhos.

A Operação Dínamo IV consiste em uma intensificação da fiscalização e do controle da produção, armazenamento, comercialização, transporte, bem como da utilização de explosivos e produtos correlatos.

Nos siga no Google Notícias