ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Falha em BO atrasa inquérito sobre morte de comerciante

Redação | 18/05/2010 14:09

Um equívoco no registro do boletim de ocorrência feito sobre o latrocínio que vitimou o comerciante Valdemir João da Cruz, de 59 anos, na noite do dia 7 deste mês compromete as investigações e a prisão dos autores do crime. Passados 10 dias do crime, ainda não há delegacia responsável pela investigação.

Inicialmente registrado como tentativa de roubo de uma motocicleta na Vila Carvalho, o caso que se tratava na verdade de latrocínio na Nha-Nhá teve que ser transferido da Defurv (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos) para a Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos). Entretanto, uma semana após o anúncio do erro no boletim de ocorrência, o caso ainda não chegou à outra unidade policial, atrasando o andamento dos trabalhos.

Na última terça-feira (11), o delegado Alberto Vieira Rossi informou que a transferência seria necessária, após ouvir um funcionário e a esposa do comerciante e constatar que os assaltantes procuravam o dinheiro do caixa do Supermercado Maninho, e não a motocicleta dos proprietários.

Hoje, o delegado confirmou à assessoria da Polícia Civil que o inquérito foi encaminhado, mas na Derf a informação é de que ele ainda não chegou.

O delegado titular da Derf, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, garante que ainda não recebeu o procedimento para dar o despacho necessário à continuidade das investigações.

Crime - Adailton Fermino da Silva, de 53 anos, era funcionário do comerciante há 33 anos e presenciou o crime. Ele contou que fechava as portas do comércio pelo lado de fora, quando sentiu um cano de revólver encostado em sua costela e ouviu um homem anunciar o assalto.

Próximo dali estava uma motocicleta parada embaixo de uma árvore, e o outro assaltante desceu e entrou no mercado se dirigindo ao caixa, onde estava a esposa do proprietário. Após pegar a quantia, começou a discutir com a mulher reclamando que havia pouco dinheiro.

"Maninho", como era conhecido Cruz, morava no mesmo prédio do estabelecimento comercial, um sobrado. Ao sair do banheiro, viu a discussão com sua mulher. Foi quando o bandido o rendeu e segurou as mãos dele atrás do corpo. Maninho tentou se defender, mas foi atingido pelo disparo feito pelo ladrão que estava na entrada do estabelecimento.

O funcionário entrou em luta corporal com os assaltantes para que eles não conseguissem fugir na motocicleta em que estavam. Eles escaparam a pé do local e não foram localizados. Informações dos policiais que participaram das rondas feitas na ocasião indicaram que os dois roubaram outras duas motocicletas na região, e conseguiram escapar.

Suspeitos - Um dia depois do crime, foram presos dois suspeitos da morte do comerciante. Um adolescente e um homem identificado como Jackson dos Santos receberam flagrante pelo roubo de duas motocicletas e porte ilegal de armas e a Polícia informou que iria investigar a participação deles no latrocínio.

Seria feito exame residuográfico nos acusados para saber se havia resíduo de disparo, mas o resultado não foi divulgado.

Outros dois homens eram suspeitos da autoria do crime e procurados pela Polícia, mas as identificações também não foram divulgadas. Até o momento, ninguém foi preso pelo latrocínio.

Nos siga no Google Notícias