ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Fogo queima Serra do Amolar em Corumbá desde domingo

Redação | 29/09/2010 12:39

A região de mata nativa na Serra do Amolar, na área norte de Corumbá, está com diversos focos de incêndio desde o último domingo. A informação é que o fogo foi provocado provavelmente por raios.

Para conter as chamas, cerca de 20 homens da brigada do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e Corpo de Bombeiros estão na reserva. Outro grupo atua em áreas de preservação permanente Acurizal e Penha, também atingidas pelo fogo.

A chuva de ontem à noite reduziu a intensidade dos focos. A ação de combate ao incêndio tem apoio do Parque Nacional do Pantanal, que fica em Poconé (MT), na divisa com Corumbá.

Por conta dos fortes ventos, o fogo continua se alastrando rapidamente, de acordo com o coordenador da coordenador da Defesa Civil de Corumbá, capitão bombeiro Fábio Catarinelli. Ele acrescenta que o combate aos focos é preventivo por conta da dificuldade de acesso à morraria, que está localizada a pelo menos 190 quilômetros por via aquática de Corumbá.

"Para conter o fogo somente com o uso de helicópteros do Ibama", explicou o capitão, citando como exemplo os incêndios ocorridos em 2008 e 2009 na mesma região.

Catarinelli retorna hoje à região para avaliar a situação e mensurar os danos ao meio ambiente.

Com informações do Instituto do Homem Pantaneiro

Nos siga no Google Notícias