ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Funai mandará equipe de Brasília para aldeia de Miranda

Redação | 18/06/2008 09:56

Após confronto entre policiais e índios, que invadiram a fazenda Boa Sorte, em Miranda, a Funai (Fundação Nacional do Índio) mandará um grupo de trabalho de Brasília para Miranda, para iniciar os trabalhos relacionados à demarcação de área.

A morosidade nos trabalhos é apontada pelos índios como o motivo pelo qual resolveram invadir a fazenda, ação que acabou em confronto entre índios e PMs nesta terça-feira, com feridos e quatro índios foram presos.

O administrador regional interino da Funai, Antônio Ricardo Araújo, foi nesta quarta-feira a Miranda para, junto da Polícia Federal, tentar negociação para que os índios saiam da fazenda. Na semana passada a Justiça já havia concedido mandado de reintegração de posse e ontem a polícia foi ao local para cumprir.

Os índios alegam excessos e truculência nas ações da PM, que usou bombas de efeito moral e balas de borracha para retirar os índios do local. Barracos chegaram a ser queimados. Uma sindicância foi aberta pelo Comando Geral para apurar os fatos.

Segundo Araújo, o fato já chegou ao presidente da Funai, Márcio Meira, que comunicou a administração regional de que está sendo formado um grupo com antropólogo e engenheiro agrimensor, para os trabalhos de demarcação.

Nos siga no Google Notícias