ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Funai pode criar as três primeiras aldeias de Iguatemi

Redação | 28/07/2009 16:39

Sem contar com nenhum índio acampado ou residindo em reserva, o município de Iguatemi, localizado a 490 quilômetros de Campo Grande, entrou na rota dos conflitos indígenas com a constituição dos grupos de estudo pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

A situação preocupa o prefeito José Roberto Arcoverde (PSDB), que é médico veterinário e produtor rural. Em visita hoje ao Campo Grande News ele falou que os estudos poderão determinar a criação das três primeiras aldeias indígenas de Iguatemi. "Como não tem aldeia, não temos como dimensionar o tamanho da área (a ser demarcada)", explicou.

A principal preocupação é evitar a expropriação das propriedades rurais. Ele esclareceu que a desapropriação não preocupa tanto, porque o produtor rural será indenizado pelo valor da terra.

Iguatemi tem 800 produtores rurais. Por isso, a prefeitura está junto com Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para auxiliar os agricultores e pecuaristas.

Outros 25 municípios poderão ser atingidos pelas novas áreas e ampliação das aldeias existentes. A Funai deverá iniciar os estudos na próxima semana.

Nos siga no Google Notícias