ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Funasa constata 160 crianças com desnutrição em MS

Redação | 13/01/2010 21:15

Das 1949 crianças com idade entre zero e cinco anos, que moram nas aldeias Bororó e Jaguapirú, em Mato Grosso do Sul, 160 estão em faixa nutricional com baixo peso e muito baixo peso.

A constatação foi feita de acordo com dados atualizados pelo Dsei/MS (Distrito Sanitário Especial Indígena). Segundo o órgão, do universo total de crianças, foram diagnosticadas 18 (0,92%) com muito baixo peso e outras 142 (7,28%) na faixa nutricional de baixo peso.

Atualmente existem 11.784 índios Guarani/Kaiowá nas aldeias Bororó e Jaguapirú.

Levantamento - A Coordenação Regional da Funasa/MS (Fundação Nacional de Saúde no Estado) divulgou ontem o levantamento sobre a real situação nutricional das crianças de zero a cinco anos, acompanhadas pelas equipes multidisciplinares de saúde nessas duas aldeias, situadas em Dourados, cidade distante 230 quilômetros de Campo Grande.

A somatória dos percentuais de crianças com baixo peso nas aldeias Bororó e Jaguapirú é de 8,2%, índice abaixo de 10%, aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saúde), para população não indígena.

Cada caso envolvendo crianças com muito baixo peso está sendo monitorado com avaliação, pesagem e registro da melhora ou agravamento do diagnóstico pela Funasa, através de visitas domiciliares diárias realizadas pelos profissionais de saúde e AIS (Agentes Indígenas de Saúde).

Conforme o coordenador da Funasa/MS, Flávio Britto, a entidade está conseguindo manter os índices de mortalidade infantil. No ano retrasado foram 36 mortes de crianças menores de cinco anos para cada 1000 nascidas vivas, e o fechamento de 2009 deverá ser menor, segundo ele.

Britto ainda frisa que não faltam veículos para prestar assistência aos indígenas, nem profissionais credenciados e medicamentos. Ele enfatiza ainda que o governo do estado tem cumprido seu papel assistencial entregando cesta básica com 27,5 quilos de alimentos, que contém até proteína animal (charque).

O cronograma de janeiro prevê a distribuição na aldeia Jaguapirú dia 28 a partir das 7h e na Bororó, dia 29.

Nos siga no Google Notícias