ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Gastos públicos terão de ser divulgados na internet

Redação | 28/05/2009 07:57

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou Lei Complementar que obriga a divulgação de gastos públicos da União, dos Estados e dos municípios pela internet.

A intenção é dar transparência à execução orçamentária. Em âmbito federal já há divulgação de gastos, através do portal transparência.

O prazo para que seja adotada a divulgação em tempo real é de um ano para a União e Estados e varia de acordo com o porte, no caso dos municípios. No caso dos que têm mais de 100 mil habitantes é também de um ano.

Os que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes terão dois anos para se adequarem. Já os que têm até 50 mil habitantes receberam quatro anos.

A Lei Complementar determina divulgação de todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado. E quanto à receita, será divulgado o o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.

Nos siga no Google Notícias