ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governador assina convênio para publicação da enciclopédia das águas

Kleber Clajus e Leonardo Rocha | 07/03/2014 12:14
Puccinelli ressaltou "mérito e competência" em trabalho desenvolvido para mapear rios e córregos do Estado (Foto: Assessoria -  Rachid Waqued)
Puccinelli ressaltou "mérito e competência" em trabalho desenvolvido para mapear rios e córregos do Estado (Foto: Assessoria - Rachid Waqued)

O governador André Puccinelli (PMDB) assinou, nesta sexta-feira (7), em seu gabinete o convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul para a publicação de mil exemplares da “Enciclopédia das Águas”, que representa um levantamento de rios e córregos do Estado.

A iniciativa prevê a liberação de R$ 190.796 mil, através da Fundação de Cultura do Estado, para a publicação impressa do estudo, que também teve investimento de R$ 396 mil da Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) para o desenvolvimento da pesquisa.

Para Puccinelli, o levantamento tem “muito mérito e competência”, além de contribuir com o trabalho do próximo governador. Ele também destacou que há recurso para outros projetos, mas que estes devem ser protocolados antes do período eleitoral.

O presidente do Instituto, professor Hildebrando Campestrini, ressaltou que a divulgação do trabalho, em fase final de revisão, seria apenas virtual. Com a edição impressa, a obra de 335 páginas tem até destino para escolas, bibliotecas e até para o Aquário do Pantanal.

“Não foi fácil elaborar a carta hidrográfica do Estado, porque são 152. Catalogamos sete mil córregos, rios e vazantes e, destes, 5,1 mil córregos possuem mais de 10 quilômetros”, destacou Hildebrando.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a enciclopédia recupera a memória de Mato Grosso do Sul e atualiza os dados sobre os cursos d’água por meio de uma parceria qualificada. Ele também pontua que há outros projetos realizados com o Instituto através do FIC (Fundo de Incentivo à Cultura).

“Espero que vocês publiquem esse material antes de maio para que eu possa participar”, cobrou Puccinelli durante o evento, dando indicativo de que pode ser candidato ao Senado nas eleições desse ano.

Nos siga no Google Notícias