ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo cria grupo para garantir cumprimento da lei do feminicídio em MS

Comissão será formada por 32 pessoas do governo, MPE, TJ e delegacias especializadas

Mayara Bueno | 19/02/2016 08:15
Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

O governo estadual criou um grupo de trabalho para adpatar a realidade de Mato Grosso do Sul às diretrizes nacionais sobre a investigação e julgamento de mortes violentas de mulheres ocorridas no Estado.

De acordo com o decreto normativo, publicado no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (19), o grupo vai fazer estudos sobre a aplicação das diretrizes nacionais por parte de profissionais da investigação e de persecução penal nos casos de violência.

A ideia é elaborar ações para melhorar a atuação da segurança pública e da justiça, com vistas a “punir adequadamente os responsáveis e garantir reparações para as vítimas e seus familiares”.

Levantamento de janeiro a setembro passado, constatou 5.500 casos registrados de violência contra a mulher em Campo Grande. Em apenas três dias, uma mulher foi morta e outras três foram esfaqueadas pelos próprios maridos.

Ligado a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social), o grupo será composto por 32 pessoas de secretarias, delegacias, polícia, bombeiros, promotores, defensores, magistrados e desembargadores.

Ao fim dos trabalhos, o grupo vai elaborar um documento final com as diretrizes estaduais para investigação de casos de violência contra a mulher, detalha o documento.

Composição – Segundo o decreto, farão parte da comissão: duas pessoas da Sedhast; um da Subsecretaria de Políticas Públicas contra as Mulheres; um da Superintendência da Política de Direitos Humanos; 7 pessoas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública); um da Delegacia-Geral da Polícia Civil; um da Delegacia de Homicídio e uma da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Também fará dois servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias do Estado, dos quais um perito local e um médico legista; um da Polícia Militar; um do Corpo de Bombeiros; dois do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul); um promotor atuante na Vara do Tribunal do Juri; um promotor atuante na Vara de Violência Doméstica e Familiar; dois da Defensoria Pública Geral do Estado; um defensor atuante na Vara do Tribunal do Juri, um defensor na vara de Violência Doméstica e Familiar; três servidores do TJMS (Tribunal de Justiça de MS);

Por fim, vão compor o grupo um magistrado na Vara do Tribunal do Juri; um magistrado da Vara de Violência Doméstica e Familiar e um desembargador lotado na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Nos siga no Google Notícias