ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Governo quer zerar fila de cirurgias pediátricas até novembro deste ano

Mutirão nacional é realizado hoje e amanhã no HR da Capital

Leandro Abreu e Leonardo Rocha | 06/05/2016 12:13
Andressa e o filho Vitor antes da cirurgia na manhã desta sexta-feira. (Foto: Leonardo Rocha)
Andressa e o filho Vitor antes da cirurgia na manhã desta sexta-feira. (Foto: Leonardo Rocha)

O governo do Estado prevê zerar a fila de cirurgias pediátricas de menor complexidade até o mês de novembro desse ano. Hoje e amanhã (7), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o HR (Hospital Regional) recebe um Mutirão Nacional e vai operar 40 crianças que esperavam há anos na fila. Essa é a segunda ação em parceria do Executivo estadual que já faz parte da Caravana da Saúde na Capital.

Na manhã de hoje, a vice-governadora Rose Modesto (PSDB) foi ao hospital acompanhar o início do mutirão e divulgou algumas das expectativas do governo estadual para esse ano em relação a cirurgias pediátricas. “Depois dessas cirurgias e da Caravana, a intenção do governo é zerar a fila para cirurgias pediátricas até novembro. Outro projeto é utilizar algumas carretas da Caravana no atendimento e exames nos bairros de Campo Grande”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente do HR, Justiniano Vavas, a fila de espera para cirurgias pediátricas de baixa complexidade era de 196 pacientes até o início do mutirão. Essa é a segunda ação realizada no HR em parceria com outras sociedades médicas que fazem parte da Caravana da Saúde. No início dessa semana, cerca de 150 pacientes participaram do mutirão de colonoscopia.

Para as mães que aguardavam na fila uma chance de operar os filhos, o mutirão é uma alegria. “Meu filho tem 5 anos e descobri o problema de hérnia quando ele tinha 2. A médica falou que não atrapalharia nada na vida dele, que poderia brincar e fazer tudo normal. Há 15 dias me ligaram falando para vir ao hospital e fazer todo o trâmite para a cirurgia”, disse Andressa Santos, mãe do Vitor dos Santos.

Conforme a coordenadora regional da Sociedade Brasileira de Pediatria em Mato Grosso do Sul, Regina Ajalla, o mutirão é realizado também em 23 hospitais em diferentes Estados do país neste fim de semana.

Nos siga no Google Notícias