ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo tem trabalhado contra milícias, garante André

Redação | 14/11/2009 10:14

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), disse esta manhã que desde o ano passado o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, vem "trabalhando silenciosamente com a Polícia Federal" para garantir segurança no campo e coibir ações de milícias.

Ao ser questionado sobre o comunicado da Anistia Internacional aos governos brasileiro e paraguaio sobre o sumiço dos professores índios em Paranhos, onde a organização cita a existência de empresas irregulares de segurança nas fazendas e pede providências, Puccinelli disse que não tem conhecimento de que hoje haja milícia atuando e que o governo tem agido para evitar a violência no campo.

"O governo desautoriza qualquer medida neste sentido", disse, referindo-se às milícias. A declaração foi feita após a solenidade em que André sancionou a Lei do programa Vale Renda, no Guanandizão. Ele disse que no ano passado entrou em contato com o governo federal pedindo a elaboração de um plano de parceria para evitar os confrontos por terras envolvendo índios e produtores rurais.

A intenção, segundo ele, era que o governo pudesse atuar como um mediador, com apoio do governo federal. Hoje somente a Polícia Federal pode atuar em casos de conflito envolvendo índios, embora a PF possa solicitar apoio.

Ao falar que o governo estadual tem atuado para garantir segurança aos índios, André mais uma vez lançou críticas: "isso deveria partir do governo federal e da Funai".

Conflito

Nos siga no Google Notícias