ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Guia eletrônica animal será implantada em gado de MS

Redação | 11/07/2009 14:16

Entre os dez Estados que receberão a GTA (Guia de Trânsito Animal) eletrônica no gado brasileiro, Mato Grosso do Sul deverá contar com a efetivação. O procedimento será feito em 60 dias e visa reduzir custos do setor.

O presidente do Fórum da Pecuária de Corte da CNA (Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária do Brasil) e presidente da Câmara Setorial de Carne Bovina, Antenor Nogueira, explicou à Folha On Line que a previsão é a de que os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal sejam os primeiros a adotar o novo sistema.

De acordo com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o ministério investirá R$ 1 milhão na implantação do novo sistema, contudo, o geomonitoramento desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) acarretará um custo anual de R$ 2,5 milhões. Inicialmente, segundo ele, o governo arcará com as despesas.

Nos anos seguintes, porém, deverá ocorrer um rateio entre o ministério, produtores, frigoríficos e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No entanto, Nogueira não sabe qual parte do rateio deverá ser paga pelo produtor, mas acredita que a necessidade de investimento por parte do setor privado pode ser compensada por uma redução dos custos com o uso do documento eletrônico.

Nos siga no Google Notícias