ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Hospitais filantrópicos pedem ajuda do Governo para quitar 13º em MS

Mariana Lopes | 06/12/2013 09:07
Reunião sobre os hospitais beneficentes de MS discutiu 13º salário de fucnionários (Foto: Pedro Peralta)
Reunião sobre os hospitais beneficentes de MS discutiu 13º salário de fucnionários (Foto: Pedro Peralta)

Uma das principais pautas da reunião sobre os hospitais beneficentes de Mato Grosso do Sul, realizada na tarde de quinta-feira (5), no anfiteatro da Santa Casa, em Campo Grande, foi o 13º salário dos funcionários das entidades filantrópicas de saúde do interior do Estado.

Segundo o vice-presidente da Febesul (Federação das Instituições Filantrópicas e Beneficentes de Mato Grosso do Sul), Eliezer Branquinho, um comitê foi até a Governadoria, na manhã de ontem, e solicitou uma reunião com o governador André Puccinelli para pedir ajuda no pagamento.

De imediato, a solicitação é para ser firmado um convênio apenas para pagar o 13º salário dos funcionários, de acordo com Eliezer. A Febesul irá pedir que o dinheiro seja repassado até o dia 20 deste mês, para não atrasar o pagamento.

Um dos motivos que agrava a falta de dinheiro nos hospitais beneficentes do Estado é o convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), cujo repasse é muito baixo, segundo o vice-presidente.

Ele explica que a tabela do SUS tem uma defasagem de 40%. “As despesas aumentam com a inflação, na conta de água, luz, manutenção dos equipamentos, compra de medicamentos, então, como não temos dinheiro, acaba gerando dívida, e temos que apelar para empréstimos”, comenta Eliezer.

Também estavam presentes no evento o diretor-secratário da ABCG, Esacheu Buennas, o presidente da ABCG, Wilson Teslenco, o superintendente da ABCG, Geraldo Justo, a presidente da Febesul, Rosa Vilas Boas, e o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Nélio Sérgio Laureano.

Nos siga no Google Notícias