ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Hospital Regional tem respiradores parados em salas

Redação | 26/05/2010 16:18

Enquanto a Santa Casa de Campo Grande anuncia que pacientes graves podem ser mantidos em ambulâncias por falta de leitos serem internados, no Hospital Regional, há respiradores eletrônicos sem utilização. O Campo Grande News teve acesso a fotografias de salas em dois setores do HR em que aparecem aparelhos sem utilização.

Nas fotografias, é possível identificar pelo menos 9 aparelhos respiradores sem utilização. Mas a informação obtida é de que são 15 só nestas duas salas. Ainda conforme foi apurado, no hospital todo há 70 aparelhos e uma parte deles nunca é utilizada.

Informada a respeito, a presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem), Helena Delgado, disse que a entidade desconhece o fato, mas que são exatamente estes aparelhos que poderiam amenizar a situação na Santa Casa.

O Sindicato tem feito denúncias frequentes de que pacientes necessitados de leitos de terapia intensiva são mantidos em leitos improvisados, e que funcionários os mantém vivos em respiradores mecânicos.

No dia 21 deste mês, a Santa Casa avisou toda a rede pública para que não sejam encaminhados pacientes do interior, alertando que, caso a recomendação não seja obedecida, doentes graves podem ficar nas ambulâncias.

Explicação - O diretor-técnico do HR, Alexandre Frizzo, disse ao Campo Grande News que os respiradores que o hospital tem parados são da chamada "reserva técnica". Segundo ele, por lei o hospital é obrigado a manter 20% de respiradores a mais do que o número de leitos, para a eventualidade de problemas com os que estão em utilização.

Ele disse que não saberia informar de momento quantos são os equipamentos do Hospital. O HR tem 11 leitos de UTI adultos, que hoje estão todos lotados, conforme Frizzo.

De acordo com ele, o Hospital já doou, para o Hospital Universitário e para a Santa Casa, 9 respiradores, que não eram adequados às instalações físicas do HR. O diretor disse ainda que o simples remanejamento das máquinas para outras unidades não resolve o problema.

Ele diz que é preciso ter espaço físico e ponto de oxigênio com pressão

compatível, por exemplo. "A Santa Casa não tem local para colocar mais pacientes. Só o respirador não resolveria", afirmou, em relação à maior unidade de saúde de Mato Grosso do Sul e que, por oferecer atendimento de alta complexidade, costuma ser a mais problemática.

Nos siga no Google Notícias