ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ibama descobre esquema de venda ilegal de madeira na reserva indígena Kadiwéu

Flávio Paes | 28/09/2015 22:40
Fiscais encontraram vária árvores derrubadas prontas para beneficiamento (Foto:Divulgação)
Fiscais encontraram vária árvores derrubadas prontas para beneficiamento (Foto:Divulgação)

Fiscais do IBAMA, numa operação realizada entre os 21 e 27 deste mês, descobriram um esquema ilegal de desmatamento e venda de aroeira que estava funcionando na Fazenda São Sebastião, propriedade que integra a Reserva Indígena Kadiwéu. Os agentes encontraram vastas áreas desmatadas, árvores prontas para serem beneficiadas,lascas de madeira, palanques para facilitar o transporte entre as picadas (carreadores) abertas na mata, para dificultar a visualização através de imagens de satélite. O nome dos envolvidos não foi divulgado para não atrapalhar as investigações, mas com certeza, o esquema tem a participação de indígenas (além dos não indígenas)

Numa das áreas já desmatadas haviam encontradas palanques  3,30 e 3,50 metros e esticadores ou firmes com 2,50 metros, prontos para serem transportados numa carreta, rebocada por um trator, sem número de identificação ou marca, de cor amarela, até a entrada do carreador.

No local, que servia de acampamento, os fiscais encontraram um trator e uma carreta reboque carregada com todas os utensílios de cozinha, roupas, colchões e galões de combustíveis, pronta para ser retirada do local. Como não havia pessoal, nem e logística para remover o trator, a equipe do Ibama colocou terra no tanque de combustível e no motor, evitando que fosse removido ou escondido dentro da mata.

A fazenda, onde foi constatada a exploração irregular de madeira fica numa parte da reserva Kadiwéu localizada na estrada do Guaicurus, que dá acesso a BR-262 o que facilita o transporte da madeira, com notas fiscais como sendo provenientes da Bolívia, ou seja, produto de importação.

Nos siga no Google Notícias