ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ibama terá brigada contra incêndios em mais 2 municípios

Redação | 07/04/2010 14:58

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) vai contar com brigadas de incêndio em mais dois municípios neste ano. Miranda e Jateí passarão a contar com unidades do PrevFogo. O Estado passará a contar com cinco equipes de combate ao fogo.

De acordo com o superintendente do Ibama, David Lourenço, a ampliação das brigadas no Estado está incluída na política nacional do governo brasileiro de cumprir metas de redução das emissões de carbono do país e nos compromissos internacionais assinados pelo país na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 15 realizada no final do ano passado em Copenhague na Dinamarca.

Uma das novas brigadas vai ser contratada e treinada para atuar no município de Miranda, que fica na região oeste do Pantanal. A brigada vai contar com 14 combatentes e um coordenador.

A outra contratação do Ibama MS é para o município de Jateí, que fica no sudoeste do Estado. Ao todo o Prevfogo do Ibama MS vai contar neste ano com 89 brigadistas que vão atuar também em Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana.

Miranda foi incluída por ficar na região pantaneira que detém a maioria dos focos de calor e incêndios florestais registrados nos últimos anos no Estado.

Já o município de Jateí foi incluído por responder a uma série de critérios do Prevfogo: toda a região no entorno do município têm remanescentes importantes de mata nativa, apresenta focos de calor com possibilidade de incêndios florestais e também nesta região existem unidades de conservação, como o Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema.

Márcio Yule, coordenador estadual do Prevfogo do Ibama destaca que em 2009 as brigadas do Prevfogo combateram e apagaram 50 incêndios florestais no Pantanal. Foram registrados 2.897 focos de calor no Estado ano passado e em 2010 foram registrados186 focos até agora.

As brigadas do Prevfogo vão funcionar durante seis meses e vão atuar durante todo o período de estiagem. Já em Corumbá e Porto Murtinho, as prefeituras locais decidiram tornar permanente a atuação dos batalhões da brigada do Ibama nesses municípios.

Nos siga no Google Notícias