ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Incra inicia cadastro para tirar brasiguaios da BR-163

Redação | 26/10/2010 16:41

O Incra começou hoje pela manhã o cadastramento das famílias que fugiram do Paraguai e vivem acampadas ao longo da BR-163. Os brasiguaios, como são conhecidos, receberam prazo para deixar o local, por conta de obras de duplicação da rodovia e devem ser transferidos para assentamento do Programa de Reforma Agrária.

No dia 18 de outubro, uma reunião convocada pela Justiça Federal definiu os passos a serem tomados para regularização das famílias em território brasileiro, com a participação do Ministério Público Federal, além de representantes do Movimento dos Sem Terra (MST), Incra, Ouvidoria Agrária Regional, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Presidência da República e Prefeitura de Itaquiraí.

"Diversas medidas foram estabelecidas, entre elas a desocupação da área onde estão os acampados até 18 de novembro. Eles serão removidos provisoriamente para o lote 578 do Assentamento Santo Antônio, em Itaquiraí", informa o MPF (Ministério Público Federal) que acompanha o trabalho do Incra na região de Itaquiraí, a 308 quilômetros de Campo Grande. A estimativa é de 600 famílias no local, cerca de 2,4 mil pessoas.

Com o cadastro, também será possível repassar cestas básicas e providenciar documentos como registro civil.

Nos siga no Google Notícias