ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Índios participarão de brigadas do Ibama no Pantanal

Redação | 07/05/2010 10:36

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) irá contratar indígenas dos municípios do Pantanal para trabalhar nas brigadas de incêndios florestais.

Em Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho serão contratados dois esquadrões do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) que contarão com indígenas em seus quadros.

Em razão da forte presença indígena nessas localidades e por considerar seus territórios como unidades de conservação, o Ibama quer priorizar a formação das brigadas com contingentes de índios.

Além da preocupação do Ibama com o Pantanal, que demanda atenção especial do orgão, Miranda e Aquidauana concentram grande parte das populações indígenas nessa região do Estado.

Em Miranda, são cerca de 7.500 índios da etnia Terena distribuídos em nove aldeias, que ocupam mais de 5 mil hectares.

Em Aquidauana a população Terena é de mais de 13 mil índios que moram também em nove aldeias espalhadas por duas reservas, com pouco mais de 8 mil hectares.

As brigadas atuam em duas frentes: combate ao fogo, um dos principais emissores de gás carbônico na atmosfera, e na prevenção de novos desmatamentos.

Essas brigadas contam com apoio logístico das prefeituras locais e reforçarão o trabalho de proteção ambiental desenvolvido nos municípios.

Ao todo este ano estão sendo contratados 89 brigadistas que vão atuar também em Corumbá e Jateí.

Nos siga no Google Notícias