ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Inmetro autua 13 supermercados por excesso de peso de produtos de Natal

Lidiane Kober | 11/12/2013 18:47
Inmetro prioriza fiscalização em redes atacadistas e maiores supermercados da Capital (Foto: Divulgação)
Inmetro prioriza fiscalização em redes atacadistas e maiores supermercados da Capital (Foto: Divulgação)

Para evitar prejuízos ao consumidor, a AEM (Agência Estadual de Metrologia), órgão delegado ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em Mato Grosso do Sul, lançou duas operações natalinas. Em uma delas, em apenas uma manhã, o órgão expediu 13 autos de infração.

A operação, denominada de “O seu Natal na medida certa”, fiscaliza se os produtos embalados fora da presença do consumidor tem o peso informado na embalagem. A fiscalização mira produtos tradicionalmente consumidos nas festas de final de ano como nozes, frutas cristalizadas, frutas secas, panetones, colomba pascal, bolos natalinos e produtos cárneos de supermercados e atacadistas da Capital.

“Normalmente eles embutem o preço da embalagem, por exemplo, em bandejas de frutas secas e cristalizadas”, comentou a diretora técnica Luciana Boni. No caso dos panetones e carnes, a agência também pericia se a embalagem traz o peso correto. “Só na primeira manhã de fiscalização, em um sábado, emitimos 13 autos de infração”, contou.

No total, cinco equipes estão percorrendo a cidade de 3 a 12 de dezembro. A prioridade, segundo Luciana, são as redes atacadistas e os maiores hipermercados da Capital. Os resultados finais da operação serão divulgados no próximo dia 20.

Outra operação – Até amanhã (12), a agência também realiza a operação “Papai Noel” para fiscalizar brinquedos, bicicletas, luminárias natalinas e mangueiras luminosas. “No caso dos brinquedos e bicicletas é preciso o selo do Inmetro e verificamos ainda se há tinta tóxica, peças pequenas, bordas cortantes e produtos inflamáveis”, detalhou Luciana.

Sobre as luminárias e mangueiras, ela alertou para conferir se o plug é do padrão brasileiro, se a tensão é em volts e a potência, em wats. “Quanto maior a potência, maio o gasto com energia”, frisou a diretora técnica do Inmetro. Outra dica é encostar um imã no material. “Se grudar não dá para usar diante do risco de curto circuito”, alertou.

No ano passado, a operação resultou na autuação de 11% das luminárias fiscalizadas e em 2% dos brinquedos. Em 2010, 15% dos brinquedos apresentaram problemas. Dois anos antes, em 50% das luminárias foram detectados defeitos.

Nos siga no Google Notícias