A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

13/03/2015 11:18

"Ônibus da Saúde" leva exames preventivos contra o câncer à Douradina

Flávia Lima
Profissionais que atuam no ônibus também encaminham pacientes para o SUS. (Foto:Divulgação)Profissionais que atuam no ônibus também encaminham pacientes para o SUS. (Foto:Divulgação)

O município de Douradina, distante 197 quilômetros da Capital recebe no próximo sábado (21), o "Ônibus da Saúde", que integra o programa de prevenção da Cassems. O veículo é a maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país. Equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma equipe de médicos, a unidade móvel estará estacionada, a partir das 7h30, em frente ao Centro de Saúde Firmo Inácio da Silva, na Rua Domingues da Silva, 1179, esquina com a Rua José Vitorino da Silva.

Veja Mais
Ao tentar esconder celular, preso fica com braço entalado em ralo por 7 horas
Chuva refresca, mas calor em Porto Murtinho continua acima dos 37°C

O objetivo do programa é levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso. Um dos focos de prevenção deste programa é o câncer de colo de útero, que tem um percentual grande de cura caso seja diagnosticado no início. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também formaliza uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. "Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos", explica Budib.

Chuva refresca, mas calor em Porto Murtinho continua acima dos 37°C
A chuva que atingiu Porto Murtinho - distante 431 km de Campo Grande, no início da semana aliviou a onda de calor na cidade. Entre segunda e terça-fe...
Homem é flagrado tentando fugir pelo telhado após furtar mercado
Um homem de 35 anos foi preso em flagrante tentando fugir pelo telhado de um mercado após furtar alimentos. O caso aconteceu às 04h15 desta quarta-fe...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions