ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Acampados há 14 anos, indígenas invadem fazenda Serrana, em Dourados

Vinicius Squinelo | 16/09/2013 10:25

Índios da etnia guarani kaiowá, do acampamento indígena Apyka’i, às margens da rodovia BR-463, invadiram a fazenda Serrana, a sete quilômetros do centro de Dourados. A informação foi confirmada pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Ainda conforme o Cimi, as famílias estão acampadas há 14 anos no local às margens da BR, e resolveram invadir a fazenda na tarde de ontem (15).

A decisão de invadir a propriedade ocorre após um ano de tragédias na comunidade indígena, inclusive com a morte de uma criança, morta atropelada da rodovia.

Os indígenas também alegam que a fazenda está em processo de demarcação, e parte do Grupo de Trabalho Dourados-Peguá é utilizada para a monocultura em larga escala de cana-de-açúcar.

Em março, uma criança kaiowá de quatro anos morreu atropelada na estrada. Além dela, outros quatro moradores da comunidade faleceram, vítimas de atropelamentos, e uma sexta pessoa foi morta envenenada por agrotóxicos utilizados nas plantações que circundam o acampamento.

Em agosto, um incêndio que teria iniciado no canavial, atingindo cerca de mil hectares da terra, se alastrou pelo acampamento, destruindo barracas e pertences dos indígenas. A causa do incêndio ainda não foi confirmada.

Nos siga no Google Notícias