A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

16/09/2013 10:25

Acampados há 14 anos, indígenas invadem fazenda Serrana, em Dourados

Vinicius Squinelo

Índios da etnia guarani kaiowá, do acampamento indígena Apyka’i, às margens da rodovia BR-463, invadiram a fazenda Serrana, a sete quilômetros do centro de Dourados. A informação foi confirmada pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Veja Mais
Condutor abandona veículo carregado com 800 kg de maconha na BR-163
Sidrolândia comemora aniversário com 'balada cristã' e jogos do Operário

Ainda conforme o Cimi, as famílias estão acampadas há 14 anos no local às margens da BR, e resolveram invadir a fazenda na tarde de ontem (15).

A decisão de invadir a propriedade ocorre após um ano de tragédias na comunidade indígena, inclusive com a morte de uma criança, morta atropelada da rodovia.

Os indígenas também alegam que a fazenda está em processo de demarcação, e parte do Grupo de Trabalho Dourados-Peguá é utilizada para a monocultura em larga escala de cana-de-açúcar.

Em março, uma criança kaiowá de quatro anos morreu atropelada na estrada. Além dela, outros quatro moradores da comunidade faleceram, vítimas de atropelamentos, e uma sexta pessoa foi morta envenenada por agrotóxicos utilizados nas plantações que circundam o acampamento.

Em agosto, um incêndio que teria iniciado no canavial, atingindo cerca de mil hectares da terra, se alastrou pelo acampamento, destruindo barracas e pertences dos indígenas. A causa do incêndio ainda não foi confirmada.

Sidrolândia comemora aniversário com 'balada cristã' e jogos do Operário
Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande - completa no domingo (11) 63 anos de emancipação e vai receber várias atrações para comemora...
Mesmo algemada, mulher usa isqueiro e coloca fogo em viatura policial
Elaine Cristina da Silva de 37 anos foi presa na noite de ontem (8) em Sonora, distante 364 km de Campo Grande, por porte ilegal de arma. Porém, mesm...
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...



Entao quero acompanhar esta propriedade, que agora invadida vai pro fim da fila ; foram essas as palavras do sr ministro da entao dita JUSTIÇA.
 
Luiz Paulo Soares em 16/09/2013 11:21:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions