ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Água de mina é potável e pode resolver escassez de assentamento

Liana Feitosa | 14/07/2015 11:30
Mina surgiu durante escavação para retirada de cascalho utilizado na recuperação de estradas. (Foto: Marcos Boaventura/ Prefeitura Corumbá)
Mina surgiu durante escavação para retirada de cascalho utilizado na recuperação de estradas. (Foto: Marcos Boaventura/ Prefeitura Corumbá)

Análise feita pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) apontou que a água da mina descoberta no assentamento São Gabriel, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, é potável. Amostras foram colhidas no último dia 7 pela empresa em visita ao local com o prefeito Paulo Duarte (PT).

O resultado do exame apontou 250 mg/l de dureza, que é a medida usada para definir se a água é salobra ou não. Esse tipo de água apresenta mais sais dissolvidos que a água doce.

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde n.º 2.914, de 14 de dezembro de 2011, o limite máximo para que a água seja admitida como potável é de 500 mg/l.

Descoberta - A lagoa se formou no último dia 3 de julho, após serem feitas escavações no assentamento, que fica a 50 km de Corumbá. No local era feita retirada de cascalho pela prefeitura, que seria utilizado na recuperação da estrada que da acesso à comunidade, às margens da BR-262.

Cerca de 300 famílias, que dependem da Agricultura Familiar para sobreviver, moram na região e enfrentam o problema da falta de água.

Segundo o gerente da Sanesul, Elano Saldanha, nova coleta será realizada hoje (14) para análise mais completa da água que será feita pelo laboratório central em Campo Grande.

Mais testes - O resultado divulgado hoje agradou o prefeito da cidade, que tem acompanhado o assunto com a gerência da Sanesul em Corumbá. Segundo a assessoria do município, o aguarda agora a realização dos novos testes que irão, inclusive, apontar qual a vazão da mina.

Depois de divulgados os novos resultados, o objetivo é elaborar um projeto que garanta água potável às famílias de pequenos produtores do assentamento.

Nos siga no Google Notícias