A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

07/04/2011 22:23

Água de poço em assentamento está contaminada

Paulo Fernandes

Exames detectaram a presença de coliformes fecais na água consumida por moradores do assentamento Tamarineiro II, em Corumbá.

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou ao Incra (instituto de Colonização e Reforma Agrária) e às Secretarias de Saúde estadual e dos municípios de Corumbá e Ladário a realização de análise da água de cada um dos poços instalados nos assentamentos rurais da região.

Conforme a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, há indícios de que a água, além de contaminada, seja calcária, o que colocaria em risco a saúde dos trabalhadores e de suas famílias.

Amostra coletada no assentamento Tamarineiro II e analisada pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em 2008, já apresentava nível elevado de bactérias, inclusive de origem fecal. A análise considerou que a água é imprópria para consumo humano e põe em risco a saúde dos moradores.

Incra e secretarias de Saúde têm 20 dias para responder se acatam ou não a recomendação, apresentando cronograma conjunto das medidas a serem adotadas.

O MPF visou que adotará medidas judiciais se os órgãos não se posicionarem no prazo.

Criança de três anos morre afogado em buraco deixado por empreiteira
Um menino de três anos de idade morreu afogado na tarde de ontem (22) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com a polícia, Ademir dos Sant...
Presos de Corumbá estão entre os alvos de operação em presídios
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) está dentro do presídio de Corumbá - a 419 km de Campo Grande. A ação faz parte ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions