ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após abusos, Força Nacional terá critérios para revistar passageiros

Aline dos Santos | 02/03/2012 08:05

Sem qualquer suspeita, todos os passageiros eram revistados, inclusive idosos e crianças

Força Nacional vai adotar critérios em abordagens. (Foto: Capital do Pantanal)
Força Nacional vai adotar critérios em abordagens. (Foto: Capital do Pantanal)

Após denúncia de abusos, a Força Nacional vai adotar critérios para realização de revista pessoal em passageiros de ônibus intermunicipais oriundos de Corumbá, na fronteira com a Bolívia. Agora, as revistas só serão realizadas quando houver fundada suspeita ou risco à segurança dos passageiros.

O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública acatou recomendação do MPF (Ministério Público Federal), que constatou abuso nas abordagens policiais. Sem qualquer suspeita, todos os passageiros eram revistados, inclusive idosos e crianças. Eles são posicionados de frente a parede, de pernas abertas, e revistados um a um.

Num dos casos, uma adolescente de 16 anos foi obrigada a se despir e ficar “de cócoras” diante de uma policial feminina, no entanto, a suspeita de tráfico de drogas não foi confirmada.

Para a Força Nacional, tratava-se de um procedimento padrão, pois a região é rota do tráfico internacional de drogas. Com o pedido acatado, o MPF vai promover o arquivamento do Inquérito Civil Público instaurado na Procuradoria da República em Corumbá.

Em dezembro de 2011, a AGU (Advocacia Geral da União) emitiu parecer favorável à recomendação do Ministério Público. O documento, elaborado a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública, enfatiza que a revista pessoal sem mandado judicial só pode ser realizada sob fundada suspeita de que a pessoa porte arma ou objetos que constituam prova de crime.

Nos siga no Google Notícias