A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

29/08/2015 20:52

Após morte, governo apela e Exército vai intervir em área de conflito

Thiago de Souza
Índios cobram conclusão da demarcação de área, que possui 9.700 hectares. (Foto: Marcos Ermínio)Índios cobram conclusão da demarcação de área, que possui 9.700 hectares. (Foto: Marcos Ermínio)
Clima na região de Antônio João é tenso. (Foto: Marcos Ermínio)Clima na região de Antônio João é tenso. (Foto: Marcos Ermínio)

O governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, determinou, neste sábado (29), o envio de tropas do Exército Brasileiro para fazendas na região de Antônio João, município distante 279 quilômetros de Campo Grande. O clima no local é tenso devido a disputa por terras entre indígenas e produtores rurais. Neste sábado, os fazendeiros retomaram uma das propriedades invadidas e na ação, um índio foi encontrado morto, segundo o DOF (Departamento de Operações de Fronteira). Os militares já estão sendo mobilizados e devem chegar a região neste domingo (30). 

Veja Mais
Produtores rurais tentam retomar fazenda, índios resistem e um morre
Aty Guaçu denuncia ataques a índios que ocupam sete fazendas

A intervenção de tropas federais no Estado é um pedido do governo do Estado, feito pela secretaria de Governo e de Segurança Pública, por meio das bancadas na Câmara e no Senado. O contato com o ministro da Defesa Jacques Wagner foi feito pelo senador Delcídio do Amaral, na tarde deste sábado (29). O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo também foi consultado sobre o assunto. 

Diante do clima de tensão instalado no local, e ser uma região de fronteira, o ministro da Defesa determinou a convocação do exército para garantir a lei e a ordem nas propriedades rurais e na região como um todo.   

Segurança reforçada

Na noite deste sábado (29), mais 30 homens da Força Nacional de Segurança devem chegar a Dourados, vindos de Brasília para atuar na região. O objetivo é evitar um possível confronto entre índios e produtores rurais por conta da disputa por terras.

 

  

 

 

 

 

 

 

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions