ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Após quase cinco anos, obra é concluída e Ceim começa a atender 280 crianças

Helio de Freitas, de Dourados | 05/03/2015 12:04
Ceim do Jardim Guaicurus começou a funcionar ontem e atende 280 crianças de até cinco anos (Foto: Divulgação/A. Frota)
Ceim do Jardim Guaicurus começou a funcionar ontem e atende 280 crianças de até cinco anos (Foto: Divulgação/A. Frota)

O Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) do Jardim Guaicurus começou a funcionar em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A obra foi iniciada em agosto de 2010 e após quase cinco anos a unidade foi ativada ontem pela Secretaria Municipal de Educação para atender 280 crianças menores de cinco anos de idade. A escola infantil recebeu o nome de “Pedro da Silva Mota” e beneficia uma região da cidade que nos últimos anos teve grande crescimento populacional devido à construção de cinco conjuntos residenciais populares.

“Além de novos alunos, as crianças dessa região que estavam em outros Ceims foram transferidas para a nova unidade para facilitar o acesso delas à escola”, afirmou a secretária de Educação Mariniza Mizoguchi. Conforme a coordenadora geral da unidade, Edna Tardiani de Oliveira Flores, os materiais escolares e uniformes já estão sendo entregues aos alunos.

Já a coordenadora pedagógica Antonieta Moraes Nascimento informou que o papel dos Ceims atualmente vai além de cuidar das crianças. “Tudo que eles fazem hoje dentro da unidade pode ser um momento lúdico, desde o banho, a merenda, até as brincadeiras em sala de aula. Trabalhamos para que o aluno saia daqui com uma noção do que é o ambiente escolar e também preparado para aprender a ler e a escrever. Assim a alfabetização é feita de forma ainda mais eficaz”.

Nos Ceims da Rede Municipal de Ensino de Dourados os alunos têm quatro refeições por dia e os profissionais que os acompanham em sala têm formação superior na área. Os estudantes recebem kit escolar com o material que precisam para o ano letivo, duas camisetas de uniforme, tênis e mochila.

Desde 2011, o número de Ceims aumentou de 29 para 38 unidades e de cinco mil crianças atendidas há quatro anos o montante saltou para sete mil e deve chegar a dez mil até o final de 2016, já que nove escolas infantis estão sendo construídas.

Nos siga no Google Notícias