ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após um mês sem aulas, índios conseguem troca de diretor "problemático"

Caroline Maldonado | 12/04/2016 11:48
Aulas voltaram ao normal hoje (Foto: Divulgação/Aldeia Bananal)
Aulas voltaram ao normal hoje (Foto: Divulgação/Aldeia Bananal)

Foram dois anos de reclamações até que a comunidade indígena conseguiu a troca da direção da Escola Estadual Prof. Domingos Veríssimos Marcos, na aldeia Bananal, em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande. O diretor não-índio assumiu em 2014 e depois de muitas divergências foi definitivamente recusado pela liderança neste ano, o que fez com que as aulas ficassem suspensas por um mês, embora os professores tenham dado algumas aulas voluntariamente.

O ex-diretor ofendia os índios explicitamente e perseguia professores; além disso já tinha histórico de problemas em escolas onde trabalhou antes, conforme o cacique cacique Célio Fialho. Segundo a liderança, hoje (12) se apresentou a nova diretora, Diretora Marilza Estiga Ribia, encaminhada pela SED (Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul). De acordo com o MPE, a situação foi resolvida com intermédio do órgão, quando o ex-diretor concordou que não havia mais condições de permanecer no cargo.

A troca agradou a comunidade, mas o cacique afirma que continuam todos a espera de discussões para que a direção seja ocupada por um indígena, o que facilitaria o processo pedagógico e todas as relações no local, como já ocorre em várias aldeias do Estado.

“Ficamos sabendo que o ex-diretor já era problemático quando atuou em outras escolas, mas isso é uma página virada. A diretora se apresentou hoje, mesmo antes de sair a portaria. Nossa pressa era o reinício das aulas. Então não esta 100% ainda, pois gostaríamos que assumisse um indígena, mas diante do fato de um mês sem aulas, a gente aceita com ressalva de que o Estado trate essa questão de ter diretor indígena”, comentou o cacique. De acordo com o ele, os professores encerram contrato no fim do ano, por isso as aulas que ocorreram desde o início de 2016 foram voluntárias, mas ficou acordado que serão pagas pela SED.

Divergências - O ex-diretor assumiu em 2014, com recomendação do MPF para não fazer mudanças na escola e ouvir as lideranças. No mesmo ano, professores e pais de alunos se manifestaram expulsando o diretor. Quase houve linchamento, pois segundo a liderança, o professor teria chamado alguns alunos de bêbados e dito que os índios da aldeia eram preguiçosos. O professor teria ainda ofendido as mulheres, dizendo que “só sabiam fazer filhos”.

No início de 2015, houve nova intervenção do MPF e os indígenas aceitaram que o professor permanecesse, desde que respeitasse a cultura local. No entanto, as expectativas não foram correspondidas.

De acordo com o relatado pela liderança, houve divergências porque o diretor implantou banda de fanfarra na escola e determinou os ensaios em horários de aula. Os professores afirmam que foram ameaçados de demissão, caso não apoiassem o diretor nas eleições para o comando da escola, que ocorreriam no mesmo ano.

Em dezembro do ano passado, ocorreu a eleição, que foi fraudulenta, segundo a liderança. Conforme o último relato enviado ao MPE, o então diretor colocou apenas o nome dele para votação e fez ele mesmo a contagem dos votos. Ele foi acusado ainda de tumultuar o processo de eleição de cacique, ocorrido também em dezembro.

Em janeiro deste ano, o diretor entrou na aldeia, mas os índios pediram que o professor se retirasse. Desta vez, tudo ocorreu de maneira diplomática com funcionários como testemunhas, conforme a liderança. Em fevereiro, os índios pediram à SED a troca do comando da escola. O Estado enviou um representante que mediou mais uma conciliação.

O diretor permaneceu na aldeia até novo desentendimento. De acordo com a liderança, ele publicou no Facebook que “por culpa do cacique não iniciaria as aulas”. Depois disso, foram quatro semanas sem aulas regulares.

Nos siga no Google Notícias