ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Assistência médica em penitenciária será obrigatória duas vezes por semana

Zana Zaidan | 31/03/2014 14:18

A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que os mais de 400 detentos da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, tenham assistência médica nas terças e quintas-feiras, por um profissional que, nestes dias, permaneça integralmente na unidade prisional, e cumpra carga mínima de oito horas.

Hoje, o atendimento é realizado uma vez por semana, somente na parte da manhã. O Ministério Público, que ingressou com ação contra o Estado, considerou o período insuficiente. O pedido foi julgado procedente pelo juiz Rodrigo Pedrini Marcos, titular na Comarca de Anaurilândia.

Liminar - Anteriormente, o MP havia pedido assistência médica em tempo integral, sob alegação de que a maioria dos atendimentos seria realizado fora do estabelecimento prisional, o que “causa transtornos e prejuízos com a movimentação de servidores e realização de escolta, quando uma simples consulta dentro da unidade resolveria o caso”.

Outro ponto destacado pelo MP nos casos de atendimento externo é que muitas vezes, por falta de escolta ou ausência do médico, o interno não é atendido, havendo ainda o fato de o preso ficar na fila de espera escoltado, em meio a outros cidadãos, resultando em constrangimento desnecessário.

O pedido foi deferido, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. No entanto, a liminar foi posteriormente suspensa em instância superior em agravo de instrumento e suspensão de segurança.

Nos siga no Google Notícias