A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

13/06/2014 10:09

Ato cívico comemora 147 anos da Retomada de Corumbá

Aliny Mary Dias
Ato relembrou retomada da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura)Ato relembrou retomada da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Além do feriado em Campo Grande, esta sexta-feira (13) também é dia de descanso para os corumbaenses, tudo porque hoje é celebrado os 147 anos da Retomada de Corumbá, cidade distante 419 quilômetros da Capital.

Veja Mais
Funcionários de hospital bloqueiam rodovia por atraso em salário
Traficantes abandonam barco com 115 Kg de maconha no rio Amambaí

Em comemoração à data, ontem (12) a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que comemorou 68 anos, e autoridades da cidade participaram de uma cerimônia.

A data especial relembra o dia em que as tropas comandadas pelo tenente coronel Antônio Maria Coelho expulsaram os paraguaios comandados por Solano Lopes, da Província de Mato Grosso. O dia relembra a Guerra do Paraguai, quando em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias. Muitas vidas foram ceifadas na época.

Também foram relembradas durante a cerimônia, o planejamento e os preparativos para Retomada de Corumbá. Foram elaboradas estratégias das operações. No dia 13 de junho, pela madrugada, a tropa toma rumo norte, caminhando pelas margens do Rio Paraguai. Os ataques foram iniciados às 14 horas e duraram até às 18 horas.

O prefeito Paulo Duarte (PP), participou da cerimônia e ressaltou a importância da data. “Temos que conhecer e reconhecer a história do nosso chão, da nossa terra, para entendermos o presente e construirmos um futuro com perspectivas positivas”, diz.

Corpo de homem com marcas de tiros é encontrado boiando no rio Apa
O corpo de um homem ainda não identificado, foi encontrado boiando no rio Apa, por volta de 15h de ontem (16) em Bela Vista, distante 322 km de Campo...
Um dos três detentos que fugiram sábado de presídio é recapturado
Foi recapturado nesta tarde de segunda-feira (16) Willian Ferraz da Silva, de 19 anos, um dos três detentos que fugiram no sábado (14) da Penitenciár...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions