ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Ato cívico comemora 147 anos da Retomada de Corumbá

Aliny Mary Dias | 13/06/2014 10:09
Ato relembrou retomada da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Ato relembrou retomada da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Além do feriado em Campo Grande, esta sexta-feira (13) também é dia de descanso para os corumbaenses, tudo porque hoje é celebrado os 147 anos da Retomada de Corumbá, cidade distante 419 quilômetros da Capital.

Em comemoração à data, ontem (12) a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que comemorou 68 anos, e autoridades da cidade participaram de uma cerimônia.

A data especial relembra o dia em que as tropas comandadas pelo tenente coronel Antônio Maria Coelho expulsaram os paraguaios comandados por Solano Lopes, da Província de Mato Grosso. O dia relembra a Guerra do Paraguai, quando em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias. Muitas vidas foram ceifadas na época.

Também foram relembradas durante a cerimônia, o planejamento e os preparativos para Retomada de Corumbá. Foram elaboradas estratégias das operações. No dia 13 de junho, pela madrugada, a tropa toma rumo norte, caminhando pelas margens do Rio Paraguai. Os ataques foram iniciados às 14 horas e duraram até às 18 horas.

O prefeito Paulo Duarte (PP), participou da cerimônia e ressaltou a importância da data. “Temos que conhecer e reconhecer a história do nosso chão, da nossa terra, para entendermos o presente e construirmos um futuro com perspectivas positivas”, diz.

Nos siga no Google Notícias