A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

11/12/2012 09:24

Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia fazem aniversário

Nícholas Vasconcelos
Sidrolândia comera 59 anos de criação com programação festiva e a participação do governador André Puccinelli (PMDB) (Foto: Dilvulgação)Sidrolândia comera 59 anos de criação com programação festiva e a participação do governador André Puccinelli (PMDB) (Foto: Dilvulgação)

As cidades de Bataguassu, Corginho e Sidrolândia comemoram aniversário nesta terça-feira (11). Os três municípios comemoram 59 anos de emancipação política.

Veja Mais
Pistoleiro executa morador em acerto de tráfico de drogas na fronteira
Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS

Sidrolândia comera 59 anos de criação com programação festiva e a participação do governador André Puccinelli (PMDB). Serão entregues a reforma do prédio da delegacia Polícia Civil, assinatura da ordem de serviço para implantação do sistema de esgoto e abastecimento de água, a entrega de 30 casas no distrito de Quebra Coco e visita às instalações da usina Rio Pardo Bioenergia.

Também será aberta a visitação da Casa do Papai Noel e da atração “Luzes do Natal”, na praça central.

Na quarta-feira (12) está prevista a apresentação do coral e orquestra municipal de Sidrolândia, às 19h na Câmara de Vereadores.

O povoamento de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, teve inicio em 1870 com o inicio de bovinos nos campos da Vacaria.

No ano de 1926 ocorreu a chegada do catarinense Sidrônio de Andrade, que loteou a fazenda São Bento e batizou de Sidrolândia. Com o crescimento da comercialização dos lotes em 1942 houve crescimento da população.

O progresso de Sidrolânida se intensificou com a chegada da estrada de ferro em 1944 e da comunicação telegráfica. Em 1953 o distrito foi elevado à categoria de município.

Sidrolândia teve seu maior crescimento depois da criação de Mato Grosso do Sul, em 1977 e da transformação de Campo Grande em Capital.

Foi decisiva a mecanização da agricultura,que é a base da economia da cidade que tem hoje 42.132.

Hoje, o município tem 19.839 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a base da sua economia é a agropecuária e pelo setor de serviços. O município tem sua vegetação dividia entre o cerrado e a mata atlântica.

Bataguassu comemora hoje 59 anos (Foto: Divulgação)Bataguassu comemora hoje 59 anos (Foto: Divulgação)

Bataguassu – Bataguassu, na divisa com São Paulo, comemora 59 anos nesta terça-feira. O primeiro a se fixar na região onde fica Bataguassu foi Manoel da Costa Lima, que chegou acompanhado de uma expedição para a instalação de um porto fluvial batizado de Porto XV de Novembro em 1905.

Manoel da Costa Lima foi responsável pela travessia do rio Paraná até 1927, quando a Companhia Viação São Paulo Mato Grosso comprou a concessão do serviço de balsa para o transporte de pessoas e gado.

O nome de Bataguassu vem de Jan Antoin Bata, nascido na antiga Tchecoslováquia e que chegou a Mato Grosso depois de passar pelos Estados Unidos, fugindo do regime nazista. Foi ele quem planejou o loteamento, construiu as primeiras casas e instalou uma serraria e uma granja.

Bataguassu passou a município em 1953 por meio de decreto do governador de Mato Grosso, Fernando Correa da Costa.

Corguinho, a 88 quilômetros de Campo Grande, comemora hoje 59 anos. (Foto: Divulgação)Corguinho, a 88 quilômetros de Campo Grande, comemora hoje 59 anos. (Foto: Divulgação)

Corguinho - Corguinho, a 88 quilômetros de Campo Grande, comemora hoje 59 anos . O povoamento de Corguinho teve início em 1931 com a chegada de garimpeiros que foram explorar os córregos Carrapato e Formiga, depois do rio Aquidauana e do ribeirão Corguinho.

Primeiro distrito de Aquidauana, Corguinho começou a receber grande número de famílias que acompanhavam a exploração do diamante. Em seguida, Corguinho se tornou distrito de Rochedo.

Em 19536 é elevado a condição de município e recebe até 1956 grande movimento de garimpeiros e compradores de pedras. Prova desse movimento é que em 1956 a cidade dispunha de uma linha de ônibus até Campo Grande e de cinco pistas de pouso para pequenos aviões.

Com o fim do ciclo do garimpo, a economia de Corguinho começa a se voltar para a agropecuária. Está é a base atual da economia do município que tem 4.862 habitantes.

Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...
Hospital Universitário de Dourados alerta para golpe do falso médico
Falso médico estaria agindo em nome do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e nesta segunda-feira entrou em co...



uma cidade dessa é uma joia porque sendo de mato grosso do sul é tudo de bom meus parabéms gorguinho e há todos gorguinhence.
 
maria jose de lima em 12/12/2012 11:00:49
Parabéns Sidrolândia!!
 
Bernardino de Nazareth em 11/12/2012 15:59:06
Parabéns à todos os moradores do querido Corguinho, minha terra natal, nas pessoas dos ilustres Srs. Renato Martins Silveira e do competente Prefeito THEO MASSI.
 
Edno Moraes Ferreira em 11/12/2012 12:02:35
PARABENS CORGUINHO
 
VIVIANE DA ROCHA em 11/12/2012 10:10:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions