A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

26/04/2015 11:55

Centro de Equoterapia é inaugurado com objetivo de atender população carente

Flávia Lima
Meta é que o projeto seja ampliado para todo o Estado. (Foto:Divulgação)Meta é que o projeto seja ampliado para todo o Estado. (Foto:Divulgação)

Crianças atendidas pela Associação Pestalozzi de Jardim ganharam um Centro de Equoterapia, desenvolvido pelo Senar/MS, em parceria com o Sindicato Rural do município. Inicialmente o centro vai atender as 15 crianças da entidade, mas a proposta é que toda a população da cidade tenha acesso as atividades.

Veja Mais
Dupla é presa e confessa ter matado homem a pedradas e garrafadas
Pajero com 5 passageiros sai da pista, capota e “sobe” em poste de energia

O objetivo é utilizar o método terapêutico com cavalos no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência ou que tenham necessidades especiais. Todo o tratamento que consiste no trabalho realizado com ortopedista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e equitador é gratuito. O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, salientou que a meta é que o trabalho do centro seja ampliado para todo o Estado.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo e ex-presidente do Sindicato Rural, Paulo Bózoli, idealizado durante o programa Líder MS II, de formação de lideranças rurais oferecido pelo Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.

Para a fisioterapeuta do centro, Elaine Cristina Biscau, a equoterapia é uma terapia mais rápida e mais completa que as tradicionais. "Este método proporciona 1,8 mil estímulos por minuto. Isso faz com que o resultado seja mais rápido", destaca. Opinião compartilhada pelo médico ortopedista Marcos Rogério Clemente Araujo, que destaca o desenvolvimento do sistema neuropsicomotor, além de trabalhar o relacionamento, socialização e a ligação com o animal.

Segundo a coordenadora pedagógica e diretora da Associação Pestalozzi, Maria Ines Rosa Correa Nevez, o centro atenderá as necessidades da população carente da cidade. "Quando tivemos conhecimento do projeto, ficamos felizes principalmente por causa das mães de baixa renda que não tem condições financeiras de arcar com os custos de um atendimento especializado como a equoterapia. O centro proporcionará qualidade de vida para essas crianças, finalizou".

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions