ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Chuva afeta 900 famílias em Caarapó e Prefeitura decreta emergência

Viviane Oliveira | 25/09/2012 15:03
Grade da praça da Vila Planalto ficou danificada. (Foto: José Carlos/Caarapó News)
Grade da praça da Vila Planalto ficou danificada. (Foto: José Carlos/Caarapó News)

Após a chuva de granizo e vento forte que danificou casas na madrugada desta terça-feira (25) a Prefeitura de Caarapó, município distante 283 quilômetros de Campo Grande, vai decretar situação de emergência.

De acordo com o prefeito, Mateus Palma de Farias (PR), 900 famílias procuraram a Prefeitura para comunicar os estragos causados pelo temporal. “Foi a chuva mais forte desse ano e afetou muito o município”, afirma.

O prefeito disse que está providenciando a documentação e seguindo orientação de Campo Grande e de Brasília para decretar estado de emergência. Os fortes ventos que começaram por volta de 00:15 e durou pouco mais de 15 minutos, foram suficientes para gerar prejuízos de aproximadamente R$ 500 mil.

No centro da cidade, onde o vento foi mais forte, uma cobertura inteira foi levantada e lançada na rua. Casas pequenas de alvenaria e madeira também sofreram com a ventania, dezenas delas foram destelhadas.

A sala de tecnologia da Escola Estadual Arcênio Rojas, onde ficam 20 computadores, foi destelhada e todos os equipamentos molharam. Galhos de árvores voaram e caíram sobre o telhado danificando boa parte do corredor. A quadra coberta, que recentemente foi construída, teve parte da estrutura danificada com a força do vento.

Pelo menos duas árvores caíram em residências, segundo Corpo de Bombeiros. (Foto: José Carlos/Caarapó News)
Pelo menos duas árvores caíram em residências, segundo Corpo de Bombeiros. (Foto: José Carlos/Caarapó News)

Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros, Donizete Figueiredo Cavalcante, tem muita casa que ficou completamente destelhada. “Várias árvores caíram na cidade", afirma o tenente.

Segundo o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão, não há medição em Caarapó, na cidade mais próxima, Juti, choveu 55 milímetros e os ventos chegaram a 75km/h.

Terça-feira chuvosa - Além de Caarapó, outros três municípios também começaram a terça-feira com chuva. Em Glória de Dourados, a chuva e o vento também foram fortes e várias árvores foram derrubadas. O fornecimento de energia chegou a ser interrompido durante a madrugada.

Em Três Lagoas, o céu ficou escuro na manhã desta terça-feira. A chuva chegou por volta das 9h, e, segundo os bombeiros da cidade, ela veio fraca e sem ventos fortes.

Em Corumbá, a madrugada foi chuvosa com precipitação de 14 milímetros. Na manhã de hoje o céu estava nublado e temperatura era de 24°C e a umidade relativa do ar estava em 89%.

Nos siga no Google Notícias